Fatos Históricos da Região Sudeste do Brasil
A região sudeste é uma das mais importantes do país, concentrando Estados que são muito relevantes para a economia nacional e para a vida política brasileira.
Diversos fatos históricos da região sudeste marcaram o Brasil, como a fundação das primeiras vilas, a política do café com leite, a forte industrialização em São Paulo, o Rio de Janeiro como capital federal e muitos outros acontecimentos que foram registrados na longa e viva história dessa região.
Veja alguns fatos históricos da região sudeste que são essenciais para conhecer melhor a história dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, assim como para compreender melhor o desenvolvimento do nosso país.
Bandeirantes desbravam terras desconhecidas
Bandeirantes paulistas começaram a explorar territórios até então desconhecidos no século 17, para aumentar a prosperidade na região. Para isso, foram em busca de pedras e metais preciosos, para tornar a caminhada mais segura e precisa seguiam o curso dos rios. Três bandeirantes muito conhecidos foram Manuel Borba Gato, Fernão Dias e Bartolomeu Bueno da Silva (Anhanguera).
Leia: A Guerra dos Emboabas – 1708
Chegada da Corte Real para viver no Rio de Janeiro
A transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro é um dos fatos históricos da região sudeste mais importantes para o Brasil. Em 1808, o príncipe regente Dom João de Bragança desembarcou com a família no nosso país, fugindo da guerra da França e de Napoleão Bonaparte. O príncipe trouxe consigo uma biblioteca com mais de 60 mil obras, membros da família real e nobres portugueses.
Leia: O que é Carta Régia?
Política do café com leite
A República Velha ficou marcada pela troca de poder comandada por barões do café, do Estado de São Paulo, e barões do leite, de Minas Gerais. Lideranças destes Estados se revezavam para comandar a república, através de dois fortes partidos políticos: Partido Republicano Mineiro e Partido Republicano Paulista. A prática da política do café com leite durou de 1898 até 1930.
Leia: Revolta Paulista de 1924, Política do Café-com-leite – Brasil República
Industrialização do Sudeste
Depois de 1940, na Era Vargas, um dos fatos históricos da região sudeste mais importantes foi a forte industrialização da região, com destaque para a criação e instalação da CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, Petrobras e Vale do Rio Doce. A migração em massa de moradores de outras regiões do país, principalmente nordestino, em busca de emprego e condições melhores de vida, também foi muito marcante na história da região.
Revolução de 1932
Confronto histórico entre tropas federais enviadas pelo presidente Getúlio Vargas e constitucionalistas, que defendiam a permanência de Washington Luís e de seu sucessor no poder, conforme previa a Constituição. As tropas federais venceram a batalha, que teve centenas de mortos. O acontecimento é relembrado no feriado de 9 de Julho.
Leia: Revolução Constitucionalista de 1932
Veja também: