A família é a base da sociedade, e se destaca como protagonista no desenvolvimento do caráter e da educação de todos os indivíduos. O primeiro grande exemplo de cidadania que qualquer pessoa pode ter vem de dentro de casa, do seio familiar. Por isso, o papel da família é fundamental na construção de um mundo melhor.
No contexto familiar, a imagem do pai e da mãe tem um grande peso para a formação cognitiva e emocional dos filhos. Lares estruturados, com amor e respeito formam filhos equilibrados, bem sucedidos e com atitudes positivas em relação ao mundo.
É função da família incentivar o desenvolvimento cultural, o aprendizado e os bons comportamentos das crianças e jovens. Os valores, as crenças e o respeito às diferenças também são ensinados dentro do ambiente familiar e, depois, são levados para a vida.
É preciso respeitar a família em todas as suas formas e concepções. Atualmente, o conceito de família está bastante evoluído. Existem famílias com pais heterossexuais, no padrão convencional ao qual estamos acostumados, e também existem muitas famílias de casais que vivem em uniões homoafetivas. É essencial respeitar e garantir os direitos de todas as estruturas familiares, independentemente de sua formação.
As famílias precisam estar mais juntas, incentivando o afeto e as demonstrações de carinho, pois os momentos familiares são os mais importantes para a felicidade de pais e filhos.