A pecuária é uma atividade humana que está relacionada à sobrevivência e à produção de alimentos e bens de consumo que são fundamentais para a vida humana, como o leite e seus derivados, a carne, roupas, calçados e outros utensílios.
A pecuária corresponde a todas as técnicas utilizadas pelo homem para a criação e reprodução de animais. Essa atividade tem fins econômicos e também de subsistência. De uma maneira geral, a pecuária é realizada para suprir o mercado consumidor interno e externo.
Na pecuária, os homens trabalham com bovinos, bufalinos e caprinos, que além da carne, também contribuem para a produção leiteira. Alem disso, a pecuária também conta com ovinos, suínos, galináceos e aves em geral.
É graças à pecuária que temos as matérias-primas para abastecer as agroindústrias, a indústria do couro, os laticínios e os frigoríficos. A pecuária é uma importante fonte de renda e um mercado essencial para a economia do país. Além disso, essa área resulta na produção de carne, leite e ovos, que servem como base da alimentação mundial.
A pecuária de corte é especialmente importante no Brasil, pois o abate para o fornecimento de carne movimenta as exportações do país. As principais raças de gado encontradas no Brasil são: Angus, Hereford, Shorthorn, Devon, Nelore, Red polled, Normanda e Santa Gertudes.
Historicamente, a pecuária também foi importante para a expansão geográfica do Brasil, pois estimulou o processo de povoamento do país nas regiões Nordeste (sertão), Centro-Oeste e Sul (Campanha Gaúcha).