O Reino Animal é formado por mais de 1 milhão de diferentes espécies já descritas pelo homem. Este grupo também recebe o nome de Animalia ou Metazoa.
As espécies que fazem parte do Reino Animal são organismos heterótrofos, que não são capazes de produzir o próprio alimento. Algumas características importantes desse grupo são: perfil multicelular e organismo eucarionte.
Os animais se desenvolvem a partir de célula-ovo ou zigoto. No processo de reprodução sexuada, ocorre a fecundação do óvulo da fêmea pelo espermatozoide do macho.
No reino animal, os seres normalmente têm capacidade de locomoção e mobilidade. São vários os filos que fazem parte deste reino. Estes seres possuem metabolismo ativo e sistema de excreção.
As espécies do reino animal vivem em vários tipos de habitat. O grupo é complexo e engloba de esponjas a animais superiores e bastante evoluídos. Muitos deles desenvolveram órgãos, aparelhos e sistemas especializados, entre eles o sistema circulatório, muscular, excretor, digestório, nervoso, entre outros.
O reino animal tem protozoários, espongiários, celenterados, vermes, moluscos, anelídeos, crustáceos, insetos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Confira algumas informações essenciais sobre o Reino Animal:
1 – O Reino Animal tem como característica a Heterotrofia, principal marca desse grupo. Os animais heterótrofos não conseguem sintetizar o próprio alimento, tendo que buscá-lo no ambiente externo.
2 – Os animais são Eucariontes ou Eucarióticos, ou seja, eles possuem células com núcleo e material genético delimitados por membrana nuclear.
3 – A maior parte dos animais é Pluricelular. Isso significa que eles são formados por um grande número de células.
4 – No Reino Animal, as espécies possuem Reprodução Sexuada, com a união de dois gametas que formam o embrião: o óvulo e o espermatozoide.
5 – As espécies possuem Celoma, uma cavidade embrionária que está presente nos animais vertebrados.
6 – O Reino Animal tem seres Aeróbicos, que respiram o oxigênio.
Leia também