A palavra Folclore significa “saber popular”. No caso do folclore brasileiro, temos várias manifestações, tradições, lendas e crenças baseadas na sabedoria popular e que tornam a cultura do país muito rica.
O folclore do país também conta com manifestações artísticas, como danças, festas populares e cantigas.
As lendas do folclore brasileiro misturam fatos reais e elementos fantasiosos. Essas histórias são transmitidas oralmente ao longo do tempo.
Danças Folclóricas Brasileiras
Entre as danças folclóricas temos: o Carimbo, a Chula, o Moçambique, a Catira, a Congada, Forró, Canções de ninar, Cantigas de roda, entre outras…
Assuntos relacionados: Festa Junina, História do Forró Brasileiro, Conheça os principais gêneros musicais do Brasil
Brincadeiras do Folclore Brasileiro
As cantigas infantis, as brincadeiras, como amarelinha e roda, e as quadrilhas também são elementos folclóricos importantes no Brasil. As brincadeiras do folclore são populares no Brasil o ano todo, graças a tradição que continua sendo divulgada nas escolas.
Pega-pega, esconde-esconde, jogar pião, saltar corda, pular amarelinha, soltar pipa, são as principais brincadeiras folclóricas do Brasil, algumas sendo mais populares em determinadas regiões do país.
Superstições Folclóricas
O folclore brasileiro também é rico em superstições e “simpatias”. Conheça algumas delas:
- – Ficar com espelho ou qualquer objeto quebrado dentro de casa dá má sorte;
- – Não deixar sapato virado ou chinelo, pois significa morte na família;
- – Colocar a vassoura atrás da porta espanta a visita indesejada.
- – Não apontar para estrela, pois nasce verruga no nariz
- – Outra simpatia é colocar uma vassoura atrás da porta para mandar embora visitas indesejáveis
- – Faz mal para saúde tomar manga com leite.
- – Remédio caseiro do folclore
Principais Lendas Folclóricas Brasileiras
Boitatá, a Cobra de fogo
É uma cobra de fogo que protege as matas. O Boitatá persegue e mata àqueles que prejudicam a natureza. É um mito de origem indígena.
Boto-cor-de-rosa
É uma lenda da região amazônica. Trata-se de um homem jovem, bonito e charmoso que encanta as mulheres em bailes e festas, as leva para a beira de um rio e as engravida. Depois disso, ele vira boto e mergulha nas águas do rio.
Curupira
Também é um ser protetor da floresta. É representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás.
Lobisomem
É a lenda de um homem que foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e passou a se transformar em lobo. Somente um tiro de bala de prata em seu coração pode matá-lo.
Mãe-D água (Iara)
É uma bela mulher, metade humana e metade de peixe. Com seu canto atraente, ela encanta os homens e os leva para o fundo das águas.
Mula-sem-cabeça
É uma lenda do interior do país. Uma mulher teve um romance com um padre e como castigo passa a se transformar numa mula sem cabeça que solta fogo pelas narinas.
Saci-Pererê
É um menino negro que tem apenas uma perna e fuma um cachimbo. Ele tem poderes mágicos e vive aprontando.
Lendas de Algumas Regiões do Brasil
O folclore brasileiro é cheio de lendas, festas e superstições, porém em cada região existe uma crença diferente.
Cada região do Brasil mostra suas próprias característica folclóricas com o seus gostos e costumes.
Veja também: Lendas e Parlendas do Folclore
No Brasil, o dia do folclore é comemorado em 22 de Agosto.
Comidas Típicas do Folclore Brasileiro
Uma das características do nosso folclore são as comidas típicas que cada região apresenta.
Apesar de o nosso folclore ser bem conhecido pelas suas brincadeiras, artesanatos e lendas, as comidas típicas não são tão conhecidas pelas pessoas.
Alguns pratos típicos do folclore brasileiro são bem consumidos pelas famílias brasileiras e faz muito sucesso pelo país, como o bolo de fubá, por exemplo, e muitas pessoas nem sabem disso.
Quais são as comidas típicas de cada região do folclore brasileiro?
Região Sudeste do Brasil
A região sudeste do Brasil apresenta várias comidas típicas deliciosas, porém mais leves comparadas a outras regiões do país.
A cidade de São Paulo tem dois pratos folclóricos famosos: o virado à paulista e o leitão a pururuca.
Outros pratos bem populares no Brasil e que pertence ao folclore da região sudeste são o tutu de feijão, a canjica e a feijoada.
Como a região sudeste é bem grande, é normal ter muitas comidas típicas do folclore brasileiro espalhadas por aí, como o frango recheado, a pamonha e o feijão gordo.
Região Sul do Brasil
O friozinho do sul também apresenta várias comidas típicas do folclore brasileiro. Uma comida folclórica bem exótica e famosa na região é o culhão de touro cozido.
E é claro que o melhor churrasco do Brasil não poderia ficar de fora das comidas folclóricas. Todos os brasileiros sabem fazer um churrasco, mas o churrasco gaúcho é imbatível.
Além do churrasco, também faz parte das comidas típicas da região sul do Brasil o pinhão assado, o boi ou porco no rolete, o carneiro no buraco, o bolo de pinhão com chimarrão e o charque de inhame.
Região Centro-Oeste do Brasil
A região centro-oeste tem uma lista de comidas típicas do folclore brasileiro que vai desde um prato tradicional até os mais exóticos.
O arroz com piqui e a galinhada faz parte dos pratos folclóricos dessa região. Também temos o peixe pintado na brasa, a canjiquinha com queijo, a passarinhada e o porco de lata com mandioca ou tereré. Para os mais exóticos, temos a farofa de jacaré.
Região Norte do Brasil
Um dos pratos típicos da região norte é a moqueca de pirarucu. Falando em peixes, também temos o famoso peixe assado que só o pessoal do norte do Brasil sabe fazer.
Também temos os seguintes pratos do folclore brasileiro que pertence a região norte: o pato ao tucupi, a sopa de turu, o bicho de coco assado, o beiju, a sopa de tartaruga e a tartaruga com mandioca.
Região Nordeste do Brasil
As comidas típicas do folclore brasileiro do nordeste Brasileiro são bem diferentes e gostosas. O vatapá ou acarajé é o prato mais conhecido no país e faz parte da comida folclórica dessa região.
Também temos o caruru ou sarapatel e a moqueca de surubim que são pratos bem típicos de lá.
Além disso, temos na lista das comidas típicas do folclore brasileiro do nordeste o bobó de camarão, a farinha com caldo de rapadura e o manguzá ou munguzá.
A linguagem folclórica da literatura Brasileira
A literatura Brasileira é uma das mais ricas do mundo. Farta em história, faz parte intrinsecamente do nosso folclore. A literatura do Brasil carregar consigo, em seu DNA, a nossa cultura popular.
Faz parte da nossa linguagem folclórica:
- – Literatura de Cordel
- – Adivinhas Folclóricas
- – O que é, o que é?
- – Provérbios e Ditados Populares
- – Trava-linguas
- – Parlendas
- – Cantigas
- – Poemas do Folclore Brasileiro