Região Sul do Brasil
A região sul do Brasil é formada por Estados que preservam uma cultura rica, majoritariamente moldada pela presença de inúmeras famílias descendentes de italianos, poloneses, alemães, entre outras nacionalidades europeias.
Qual é a área que forma a Região Sul do Brasil?
O espaço tomado pela Região Sul do Brasil é de 576.774.310 km². A população da Região Sul do Brasil é de pouco mais de 27 milhões de habitantes.
Estados da Região Sul do Brasil
- Rio Grande do Sul – Capital Porto Alegre
- Paraná – Capital Curitiba
- Santa Catarina – Capital Florianópolis
Veja também: Mapa do Brasil
Qual é o clima da Região Sul do Brasil?
O clima da Região Sul do Brasil é chuvoso e tem temperaturas mais amenas. Nos locais de altitude, é bastante comum serem registradas temperaturas negativas.
Vegetação
A vegetação da Região Sul do Brasil tem áreas de grandes campos de planaltos, do Rio Grande do Sul até o Paraná. A vegetação é bastante rasteira e o local é usado para pasto. Também são muito conhecidos os Pampas e a região da Campanha Gaúcha.
Estão nas matas dos pinhais diversas espécies como tamboril, imbuia, gameleira, canela, cedro e angico. Estas madeiras são usadas para fabricar móveis e construir casas. Infelizmente, é uma área com grandes índices de desmatamento.
Na Serra do Mar da Região Sul do Brasil predomina a Mata Atlântica e suas espécies típicas, como o Ipê Amarelo.
Agricultura
A agricultura é muito forte na Região Sul do Brasil. Entre as principais culturas estão soja, trigo, uva, erva mate, tomate e milho. No estado do Rio Grande do Sul, o cultivo de uva é muito grande na Serra Gaúcha, servindo para produção de vinho e outros derivados da uva, assim como para comer a própria fruta.
Em Santa Catarina, as famílias descendentes de italianos e austríacos se dedicaram a várias culturas importantes para o país, como milho, uva, arroz, feijão e fumo. A região tem cidades bastante conhecidas, como Nova Trento e Nova Veneza.
Economia
Na economia da Região Sul do Brasil a pecuária é bastante presente, com destaque para a produção de laticínios, gado de corte, aves e suínos. A industrialização também foi muito importante para a região, que tem unidades fabris da Renault e Vivo, Sadia e Bunge, Hering e Weg, Tramontina, Gerdau, Renner e Refap.
A Região Sul do Brasil também concentra o maior setor calçadista do país, também produzindo materiais a partir do couro. A maior produção de vinhos do país, o que representa mais de 80%, está na Serra Gaúcha.
Costumes e comidas típicas
A cultura da Região Sul do País é bastante rica e suas peculiaridades são percebidas nas festas típicas, na arquitetura e nas comidas típicas. Em Santa Catarina, as pessoas podem aproveitar a Oktoberfest, uma festa de origem alemã com muita cerveja e comidas germânicas.
Em Gramado, no Rio Grande do Sul, ocorre o Festival de Cinema mais famoso do país. Entre as comidas e bebidas típicas estão chimarrão, churrasco gaúcho, schmier, cuca, ministra, polenta e galeto primo canto.
Entre as danças que mais fazem sucesso estão vaneira e vaneirão, fandango, pau das fitas, chula, chamamé, chote, polca e milonga.
Veja também:
Fatos Históricos da Região Sul do Brasil