O judaísmo é uma religião monoteísta, que prega a crença num só Deus. Os judeus acreditam que Deus fez um acordo com os hebreus, criando o povo escolhido para ocupar a terra prometida.
A fé judaica é praticada no mundo todo, principalmente em Israel. Segundo a Bíblia, por volta de 1800 a.C, Abraão recebeu uma sinal de Deus para abandonar o politeísmo e para viver em Canaã. Lá, Jacó, neto de Abraão, e seus filhos deram origem às doze tribos que formaram o povo judeu.
Em 1700 AC, o povo judeu teria migrado para o Egito, e acabaram escravizados pelos faraós por cerca de 400 anos.
Em 1300 AC, o povo judeu fugiu do Egito sob o comando de Moisés. Nesse momento, os judeus receberam as tábuas dos Dez Mandamentos.
No século I, os romanos invadiram a Palestina e destruíram o templo de Jerusalém. No século seguinte, os judeus começaram a se espalhar pelo mundo.
Apenas em 1948, o povo judeu retoma o caráter de unidade com a criação do estado de Israel.
O livro sagrado dos judeus é chamado de Torá ou Pentateuco. Para a religião, os ensinamentos desse livro teriam sido revelados diretamente por Deus.
A religião judaica conta com cultos realizados em sinagogas e comandados por um rabino. O símbolo sagrado do judaísmo é o Memorá, um candelabro com sete braços.
Entre os costumes dos judeus temos: a circuncisão dos meninos e o Bar Mitzvah, que representa a iniciação na vida adulta.
A pequena touca que os homens judeus usam na cabeça se chama kippa. Esse acessório representa o respeito a Deus no momento das orações.