História

Império Britânico

O Império Britânico ocorreu em um período de grande domínio da Inglaterra. Esse período foi considerado o mais importante dentro do contexto da expansão territorial e política de uma nação no mundo.

A Inglaterra foi um grande império, com diversas colônias e territórios. Com essa extensão do império, o Reino Unido se tornou uma potência mundial, com grandes colônias ultramarinas e entrepostos. Esse predomínio da Inglaterra começou entre o final do século XVI e o início do século XVII.

Estima-se que, no ano de 1920, o Império Britânico tivesse o domínio de aproximadamente 458 milhões de pessoas no planeta. Além disso, o Reino Unido acumulou mais de 35.500 quilômetros quadrados de território, uma área que corresponde a 24% da Terra.

O sol nunca se põe no Império Britânico

Durante o auge do poder da Inglaterra no mundo, a frase “o sol nunca se põe no Império Britânico” se tornou bastante popular. A Inglaterra estabeleceu diversas colônias na América e na Ásia, sendo que suas duas principais colônias foram Estados Unidos e Índia.

O poder inglês durou muitos anos, mas não foi inabalável. No período da Segunda Guerra Mundial, o Reino Unido perdeu várias colônias no Sudeste da Ásia e, em seguida, a Índia, seu território mais valioso, também conquistou a independência.

A última colônia inglesa a ser devolvida à sua nação de origem foi Hong Kong, que voltou a pertencer à República Popular da China no ano de 1997. Mesmo com essa perda de domínio mundial, ainda hoje o Reino Unido possui 14 territórios.

A evolução do Império Britânico

A grande fase de poder do Império Britânico aconteceu entre o século XIX e o início do século XX. Nesse período, o Reino Unido obteve diversos territórios, colônias e ilhas, tornando-se uma força global. Era como se a Inglaterra fosse dona da maior parte do mundo.

O Império Britânico teve início ainda durante o reinado de Henrique VIII, que investiu muito na força naval do país. O objetivo era fortalecer o comércio da Inglaterra.

Já sob o comando da Rainha Elizabeth I, o Reino Unido começou a fundar e consolidar suas colônias. Esse poder e a soberania da Inglaterra só começaram a se abalar em 1775, quando teve início a Guerra da Independência Americana, na qual o Reino Unido perdeu suas 13 colônias na América do Norte.

Imperialismo Britânico

Contudo, o reino inglês ainda continuou influente e dominante em áreas da África, da Ásia e do Pacífico. O mapa do império foi notável durante o reinado da Rainha Vitória, entre os anos de 1837 e 1901.

Na chamada “era vitoriana”, os britânicos exploraram novas rotas marítimas e se consolidaram com os principais postos comerciais do planeta. Em 1877, a Rainha Vitória foi proclamada Imperatriz da Índia, considerada, nesta época, a principal riqueza britânica.

Leia também:
Índia Britânica
Independência da Índia

O declínio do Império Britânico ocorreu principalmente por causa das guerras mundiais. O poder inglês se tornou enfraquecido especialmente depois da Segunda Guerra Mundial.