Revolução Americana
A Revolução Americana, também conhecida como Guerra da Independência dos Estados Unidos, começou no ano de 1775. Os conflitos tiveram início a partir da assinatura do Tratado de Paris, que acabou com a Guerra dos Sete Anos, incorporou o Canadá à Inglaterra e desencadeou batalhas no território norte-americano.
O principal motivo que levou à revolução foi o fato de a Inglaterra ter imposto aos colonos diversos aumentos de impostos. A metrópole também tentava restringir os direitos dos colonos, que se viram obrigados a lutar pela independência dos Estados Unidos.
Os conflitos começaram oficialmente em 19 de Abril de 1775, quando os militares britânicos seguiram para Lexington para confiscar armas dos colonos norte-americanos. As tropas britânicas foram derrotadas nesse primeiro conflito.
As treze colônias inglesas nos Estados Unidos, que correspondiam a Massachusetts, Rhode Island, Connecticut, Nova Hampshire, Nova Jersey, Nova Iorque, Pensilvânia, Delaware, Virgínia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia, passaram a vivenciar conflitos com os ingleses e a exigir a emancipação.
Os norte-americanos já estavam muito insatisfeitos com o forte domínio inglês. Esse sentimento deu origem a um movimento popular que foi fundamental para a proclamação da independência dos Estados Unidos, no dia 4 de julho de 1776.
Durante a Revolução Americana as revoltas nas colônias inglesas aconteceram até o ano de 1783. Essa articulação deu origem aos Estados Unidos da América.
As ofensivas entre os ingleses e os colonos norte-americanos tiveram intensa participação de Thomas Jefferson, que, ao final da guerra, foi responsável por redigir a Declaração da Independência dos Estados Unidos; e também de George Washington, que era líder das tropas americanas.
A revolta contra a metrópole foi resultante de um processo de amadurecimento dos colonos rumo à luta por sua independência da Inglaterra. Com isso, é possível afirmar que a Revolução Americana conduziu os Estados Unidos ao papel de República.
A partir dessa revolução, a burguesia colonial agrária dos Estados Unidos assumiu uma posição privilegiada. Uma curiosidade sobre a Revolução Americana é que, durante os conflitos diversos ingleses tiveram que lutar ao lado dos colonos contra a Inglaterra. A revolução também foi importante para a formação da identidade cultural dos Estados Unidos.