DNA e RNA

O que são DNA e RNA?

Os seres vivos são constituídos por diversas substâncias químicas, sendo duas delas essenciais para produzir proteínas compostas e transmitir caracteres hereditários. São elas: DNA e RNA.

DNA e RNA são ácidos nucleicos presentes nas células humanas, em todas elas, por isso são tão importantes na nossa formação. A partir do DNA surge o RNA, por consequência das proteínas.

As bases da cadeia do DNA apresentam suas informações, registradas de maneira sequencial. Os aminoácidos, responsáveis pela constituição de proteínas, também são representados por sequências.

O RNA mensageiro é formado pelo DNA para que as proteínas sejam compostas. Este é um tipo específico de RNA, que possui uma função muito clara no nosso organismo.

O núcleo do DNA apresenta nossos códigos genéticos, tão importantes para a hereditariedade do ser humano. No citoplasma celular estão concentradas as proteínas. O RNA mensageiro é direcionado justamente para este ambiente celular.

Como é a formação do DNA e RNA?

O DNA é composto por cadeias com forma de dupla hélice, com a seguinte constituição:

Na divisão celular, para replicar o DNA, o papel da dupla hélice é muito importante, já que cada hélice é uma espécie de molde para as que surgirão quando a célula se dividir.

No caso do ácido ribonucleico, o RNA, sua formação é idêntica à do DNA, com base nitrogenada, grupo fosfato e açúcar. A síntese proteica celular acontece por causa do RNA, tanto em cadeias simples como em dobradas.

Por que o DNA e RNA são diferentes?

O DNA e RNA possuem algumas diferenças que são muito marcantes. Veja:

O nucleotídeo possui o monossacarídeo estrutural, referente à pentose, deixando evidente a diferença entre DNA e RNA na ribose e desoxirribose. A estrutura também é diferente no DNA e RNA:

O modo de pareamento das bases nitrogenadas também é diferente no DNA e RNA, embora aconteça o pareamento da guanina com a citosina em ambos. Veja:

É importante destacar que no DNA estão presentes as cargas genéticas e características de cada ser vivo. Os testes nesse ácido nucleico servem para identificação de cada indivíduo, entre outras finalidades, tais como:

Os genes, presentes no nosso DNA, foram herdados dos nossos pais, que também receberam carga genética de seus antepassados, criando uma linha hereditária praticamente sem fim. As mitocôndrias e os nossos cromossomos apresentam DNA.