Mitocôndrias
As mitocôndrias são partes constituintes das células. Elas se apresentam imersas no citosol, entre bolsas e filamentos que preenchem o citoplasma de células eucariontes.
É na mitocôndria que se produz a energia necessária para as atividades celulares. Essa estrutura foi descoberta no século XIX por citologistas.
A palavra “mitocôndria” vem do grego e significa cartilagem. Essas organelas têm aspecto filamentoso e homogêneo, quando observadas ao microscópio.
As mitocôndrias podem estar presentes nas células entre dezenas ou centenas. Elas estão presentes em seres eucariontes, como animais, plantas, algas, fungos e protozoários.
A mitocôndria é a organela que realiza a respiração celular. Elas apresentam formas variáveis, como ovoides, esféricas ou de bastonetes, e contam com duas membranas.
Na matriz mitocondrial encontramos diversas estruturas ribossomais, enzimas e um filamento de DNA circular. A mitocôndria fornece energia metabólica liberada na forma de ATP (Adenosina Trifosfato), para que esta seja empregada em todas as atividades celulares.
As mitocôndrias têm material genético próprio e podem se autoduplicar.