A agricultura no Brasil é extremamente importante para a nossa economia, e chega a representar números muito sensíveis para a realidade do país, em cerca de R$ 100 bilhões de exportações no agronegócio (não só agricultura, mas também pecuária), chegando a valer 5% do PIB nacional.
A balança comercial depende do resultado da agricultura no Brasil e, historicamente, o trabalho no campo sempre teve importância no cenário econômico, embora a atividade tenha crescido e sido aprimorada ao longo do tempo.
A agricultura no Brasil se adaptou à tecnologia industrial. A mudança na divisão de terras no país, o crescimento da urbanização e outros fatores atrelados ao desenvolvimento e ao progresso fizeram o campo se tornar mecanizado, com equipamentos modernos, máquinas de ponta e defensivos agrícolas, por exemplo.
Alguns Estados brasileiros formam complexos agrícolas importantes. São eles:
- Santa Catarina
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Minas Gerais
- Mato Grosso do Sul
- Mato Grosso
- Goiás
- Paraná
- Rio Grande do Sul
Alguns produtos merecem destaque, como é o caso da soja e da cana-de-açúcar para produzir etanol.
Nas últimas décadas, o Sul do Brasil tem elevado sua produção de soja, com foco no mercado externo, com o uso de muita tecnologia. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná também produzem em grande quantidade algodão, milho e cana-de-açúcar.
A agricultura no Brasil também é muito expressiva na região Sudeste, principalmente para a produção de frutas, café e cana-de-açúcar. O uso de tecnologia é intenso, gerando assim a agroindústria.
O Nordeste também é importante na agricultura do Brasil. A agricultura familiar ainda é uma realidade nas regiões semiáridas, principalmente nas plantações de abacaxi, melão, uva e manga. Algumas propriedades já estão bastante mecanizadas, enquanto outras ainda são marcadas pela agricultura de subsistência. As plantations são encontradas na Zona da Mata, principalmente para plantar cana-de-açúcar e produzir açúcar.
Veja: O que é o Plantation?
A agricultura no Brasil acontece no Norte do país principalmente por causa do crescimento das áreas que ficam ao seu lado, como o Centro-Oeste e o Nordeste. Os principais Estados a sofrerem esta influência são Bahia, Piauí, Maranhão e Tocantins. A região é apelidada de “Matopiba”, iniciais dos Estados. Tudo indica que, em pouco tempo, o Norte terá uma força expressiva na agricultura. Por enquanto, suas terras ainda são usadas para pastagem de gado, extrativismo e plantio de soja.
A agricultura no Brasil é muito forte e mecanizada no Centro-Oeste. A expansão é muito intensa no sentido da Amazônia. O principal produto é a soja, voltada para a exportação.
Temas Relacionados:
- Agricultura no Norte do Brasil
- Agricultura no Nordeste do Brasil
- Agricultura no Centro-Oeste do Brasil
- Agricultura no Sudeste do Brasil
- Agricultura no Sul do Brasil
- Agropecuária do Brasil
- Urbanização Brasileira
- Solos Contaminados
- Poluição por nitrogênio
- Poluição no campo