Poluição no campo
A poluição no campo é um sério problema da atualidade. Esse tipo de poluição coloca em risco a saúde do homem, dos animais, dos rios e da natureza em geral.
Os principais tipos de poluição que acontecem na zona rural são a poluição causada pela falta de saneamento básico, que leva o esgoto doméstico para os rios; e também a poluição química, causada por detergentes, inseticidas e fertilizantes.
Na maioria dos casos, a poluição no campo está associada à produção agropecuária. A contaminação química é resultado direto do uso de insumos agrícolas, principalmente inseticidas e herbicidas.
Essas substâncias químicas contaminam o solo e a água, pois os agrotóxicos são conduzidos através das águas da chuva. As substâncias podem prejudicar também os lençois freáticos, os córregos e os lagos.
Além disso, a poluição no campo pode chegar até os alimentos consumidos pelo homem, causando diversas doenças. Os animais silvestres e domésticos também são vítimas dessa contaminação.
O solo do campo, quando contaminado, pode perder sua fertilidade, prejudicando a produção de alimentos. Para controlar a poluição na zona rural é preciso investir em saneamento básico e rede de esgoto e também controlar ao máximo o uso de agrotóxicos e fertilizantes, incentivando a produção e venda de alimentos orgânicos.