O texto dissertativo é um texto onde sua natureza teórica tem por objetivo colocar, detalhadamente, um tema, desdobrando-o em todos os seus aspectos. É através dessa forma lógica de escrita, com suas concepções iniciais que o autor propõe reflexões, coloca uma forma de pensar, defende um ponto de vista, elabora um texto sobre alguma ideia, cria temas polêmicos, menciona fatos que levarão a debates, coloca pensamentos que levarão a tirarem consequências dos fatos, fará com que interrogações e pesquisa sejam feitas para abalarem determinadas certezas absolutas.
Este tipo de texto se representa de duas formas: argumentativo e opinativo, pois expõe a opinião sobre um determinado fato, através de uma comunicação lógica, coerente e coesa.
Parte de uma dissertação
Um texto dissertativo pode ser repartido em três partes que se interligam:
1 – Introdução
Também chama de “tese”, é onde inicia-se a dissertação, colocando a ideia central sobre o tema de forma clara. Trata-se da parte mais importante do texto, sendo por isso que as informações deverão estar inseridas e, a o longo do texto, desenvolvidas.
É onde deve estar bem inserido o texto, de modo que o leitor queira continuar lendo. É nesse momento que será definido o que será dito, é onde o escritor informa ao leitor que o seu texto merece ter atenção.
A introdução pode ser apresentada como:
- Afirmação geral sobre o assunto;
- Consideração do tipo histórico-filosófico;
- Citação;
- Comparação;
- Algumas perguntas;
- Narração.
2 – Desenvolvimento
Também conhecido como “antí-tese” ou “antítese”, é nessa parte do texto que são desenvolvidas a argumentação através de opiniões, dados, levantamentos, estatísticas, fatos e exemplos sobre o tema, a fim de que a sua ideia central colocada na introdução seja defendida com propriedade.
Nessa parte do texto, a convicção do autor aparecerá de forma mais explícita, se fazendo presente no desenvolvimento do texto. Nessa hora que será desenvolvido o tema, podendo ser de argumentação por citação, comprovação ou um raciocínio lógico.
O conteúdo poderá ser organizado de diversas maneiras, dependendo apenas da proposta do texto e das informações que estão sendo discutidas.
3 – Conclusão
O nome já informa o que se deve esperar dela. É o lugar onde o texto é concluído. Ou seja, não se pode deixar um texto sem a sua conclusão, e é justamente nesse momento que o nome “nova tese” é mencionado, pois é um momento em que há o fechamento das ideias, principalmente quando há uma inserção de uma nova ideia no texto, ou seja, uma “nova tese”.
É a parte final do texto, um resumo com força e brevidade do texto. É nessa parte que serão respondidas as questões propostas inicialmente no texto, expondo uma avaliação final do assunto.
Tipos de dissertação
A dissertação pode ser encontrada de duas formas: dissertação argumentativa e dissertação expositiva.
No texto dissertativo argumentativo, a intenção é persuadir o leitor, convencendo-o de sua ideia central, a partir de correntes argumentações, fatos, exemplos, entre outros.
Já no texto dissertativo expositivo, é onde as ideias, teorias e conceitos são expostos, mas sem a necessidade de tentar convencer o leitor.
Exemplo de texto dissertativo:
Texto dissertativo tema o amor
Veja também:
Texto Dissertativo-Argumentativo