Tato
O tato é um dos cinco sentidos dos seres humanos. Ele é uma resposta direta da capacidade que temos de captar estímulos por meio de receptores cutâneos.
Veja também: Todos os sentidos do Corpo Humano
É graças ao tato que uma pessoa cega consegue ler em braille. Os receptores táteis estão presentes em diversas regiões da pele, principalmente nas pontas dos dedos.
O tato é um sentido que age sobre a pele, o maior órgão do corpo humano. As terminações nervosas da pele são capazes de captar variados estímulos, entre eles os térmicos, mecânicos e dolorosos.
Veja também: Tegumento comum
Cada receptor cutâneo é especializado para receber diferentes tipos de estímulos. Os seres humanos possuem basicamente três tipos de receptores na pele: os corpúsculos de Pacini, os corpúsculos de Meissner e os discos de Merkel. Falaremos sobre cada um deles a seguir.
Receptores cutâneos
Corpúsculos de Pacini – Captam estímulos vibráteis e táteis.
Corpúsculos de Meissner – Estão presentes na pele que não apresenta pelos. Captam estímulos táteis.
Discos de Merkel – Captam estímulos táteis e de pressão.
É importante citar também a presença dos bulbos terminais de Krause, presentes em regiões da pele sem pelos. Estes são receptores térmicos de frio.
De acordo com especialistas, o tato é o primeiro sentido a se desenvolver no homem. Ele é fundamental para o desenvolvimento e o aprendizado das crianças.
Leia também:
Os receptores do tato são importantes, pois nos ajudam a perceber diferenças de pressão, de temperatura, de transferência de energia térmica e de textura. Os mecanismos que agem no sentido do tato estão presentes na derme, a segunda camada da pele.
Algumas células especializadas e corpúsculos sensoriais mecanorreceptores e termorreceptores também estão envolvidos neste sentido humano. Confira:
Corpúsculos de Ruffini – Atuam na percepção de distensões da pele e calor.
Termorreceptores – Atuam na percepção do calor e do frio.
Mecanorreceptores – Atuam na recepção sensorial de pressão e estímulos mecânicos.
Tema Relevante: