Sujeito e Predicado
Se você é estudante ou já foi um dia, com certeza se lembra de ter aprendido os termos essenciais da oração nas aulas de português! Estamos falando de Sujeito e Predicado, dois termos de extrema importância para imprimir significado às orações.
Além de serem essenciais para a formulação e a compreensão de qualquer tipo de frase, os termos da oração também são bastante cobrados em provas. Por isso, vamos fazer aqui uma breve revisão sobre Sujeito e Predicado. Confira!
Os termos essenciais da oração
Sujeito – Trata-se do termo da oração que oferece suporte para uma afirmação feita por meio do predicado. Na escola, alguns estudantes preferem simplificar e dizer que o sujeito é a pessoa, objeto ou situação sobre a qual se fala na oração. Exemplo: meu amigo me contou um segredo. Quem contou o segredo? Sujeito: meu amigo.
Predicado – Trata-se do termo da oração que utiliza um verbo para fazer uma afirmação sobre o sujeito. Exemplo: meu amigo me contou um segredo. O que o amigo fez? Predicado: contou um segredo.
Para facilitar a localização do sujeito, é possível levar em consideração três critérios:
1 – O verbo da oração sempre vai concordar em pessoa e número com o sujeito;
2 – Na maior parte dos casos, o sujeito aparece antes do verbo;
3 – Nos casos em que o núcleo do sujeito é um substantivo, ele pode ser trocado pelos pronomes ela, ele, elas, eles.
Aula da professora Keyse Carvalho sobre sujeito e predicado:
Tipos de sujeito
Sujeito determinado: é possível reconhecer o sujeito sobre o qual o predicado se refere. Exemplo: Meu carro foi roubado. Sujeito: meu carro.
No sujeito determinado existem duas subclassificações: o sujeito determinado de um núcleo e o sujeito determinado composto (com mais de um núcleo).
Sujeito indeterminado: não permite identificar qual é o elemento sobre o qual o predicado fala. Exemplo: Chegaram tarde em casa!
Sujeito inexistente: não existe sujeito na oração. Exemplo: Nevou bastante ontem!
Sujeito Oculto: o sujeito não ocorre de forma explícita. Exemplo: Sentimos muito calor na praia. (Quem sentiu? Nós!).
Tipos de Predicado
Predicado verbal – Formado por verbo como núcleo do predicado. Exemplo: Meu pai trabalhou o dia todo. Nesta oração, pai é o sujeito e trabalhou o dia todo é o predicado. O verbo trabalhar é o núcleo.
Predicado nominal – Formado por um nome como núcleo. Exemplo: As crianças são educadas. Nesta frase, as crianças formam o sujeito, “são” corresponde ao verbo de ligação e “bonitas” corresponde ao predicativo do sujeito.
Predicado verbo-nominal – Formado por dois núcleos, sendo um verbo e um nome.