Sistema Tegumentar
O Sistema Tegumentar nada mais é do que a pele humana. O tegumento é formado por duas camadas distintas: a epiderme e a derme.
A epiderme é um epitélio multiestratificado, formado por várias camadas de células. A camada mais interna é chamada de epitélio germinativo, composta por células que se multiplicam continuamente.
A superfície da pele é repleta de terminações nervosas que captam estímulos térmicos, mecânicos e de dor, como os Corpúsculos de Paccini, que captam estímulos vibráteis e táteis; os Discos de Merkel, que sentem o tato e a pressão; e as Terminações nervosas livres, que são sensíveis aos estímulos mecânicos, térmicos e táteis.
Nas camadas inferiores da epiderme encontramos os melanócitos, células que produzem melanina, pigmento que dá origem à cor da pele.
Já a derme, está localizada sob a epiderme. Trata-se de um tecido conjuntivo que contém fibras protéicas, vasos sangüíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas.
Na derme se encontram o músculo eretor de pêlo, as fibras elásticas, as fibras colágenas, os vasos sangúíneos e os nervos.