Senescência celular é o nome dado ao processo de envelhecimento das células. Este processo é responsável pelo envelhecimento dos seres vivos e pela redução do ritmo de divisão celular e metabolização dos organismos.
O processo da senescência celular acontece em todos os seres que apresentam células em divisão. Em determinado momento, as células simplesmente reduzem sua multiplicação e divisão dando origem à senescência, ou envelhecimento.
Em suma, a senescência celular é a parada de divisão celular. Com este processo, as células não mais se substituem e param de metabolizar. A senescência celular está relacionada à redução gradual do número de repetições do DNA telomérico.
A senescência celular também é marcada pelo acúmulo de enzimas beta-galactosidae nas células. As células senescentes param de se dividir quando os telômeros, estruturas que protegem os cromossomos, ficam curtos demais e deixam de se replicar da forma adequada.
Uma vez que a divisão correta da célula se torna inviável, os seres vivos envelhecem e, com o passar dos anos, morrem. Essa é a tendência natural de envelhecimento dos organismos vivos.
Veja também: Fases do Corpo Humano