O Google Classroom é um serviço gratuito feito especialmente para professores e alunos. Inicialmente criado para as escolas que fazem parte do projeto Google for Education, ele faz uso do serviço de armazenamento em nuvem Google Drive, a fim de que possam facilitar a relação entre os estudantes, os professores e os deveres de casa.
Uma vez que a turma esteja conectada, as tarefas passam a ser organizadas de forma online. Além dessa facilidade, esse aplicativo, que já pode ser utilizado também em aparelho celular, possibilita ao aluno tirar fotografias e compartilhar os arquivos de outros aplicativos com os seus amigos. Qualquer um dentro do grupo de aula poderá enviar arquivos PDF para o restante da turma pelo celular.
Como funciona o Google Classroom?
A ferramenta funciona, basicamente, como um sistema que gerencia todos os conteúdos, sendo mais um dos aplicativos disponibilizados pelo Google. O seu principal objetivo é facilitar e tornar simples a criação, a distribuição e a avaliação dos trabalhos.
Hoje o aplicativo já se encontra disponível, de forma gratuita, tanto nos navegadores web quanto nas formas de aplicativos para os sistemas Android e iOS. Graças à sua navegação otimizada, é possível utilizá-lo de qualquer dispositivo.
Para poder utilizá-lo, é necessário apenas que se tenha uma conta no Google. Já tendo, é só você baixar o aplicativo e fazer o login.
Após logar no aplicativo, você já terá a permissão para criar uma sala de estudos. Para isso, você terá que clicar no ícone “+”, que fica do lado do e-mail, para poder criar a sala. Após isso, clique em “criar turma”, nomear a turma e descrever o assunto e o tópico principal dela.
Qualquer pessoa que tenha conta no Google poderá fazer uso do aplicativo. Mas se for o professor e ele tiver associação a alguma escola, é recomendado que ele associe a sala de aula virtual com o perfil profissional da escola.
Funções do Google Classroom
Desenvolvido para pessoas que possuem projeto educacional e estão querendo reunir alunos em uma plataforma digital, o Google Classroom é bem simples de ser utilizado, e permite que você crie uma sala de aula, adicione os alunos por e-mail e elabores alguns deveres para compartilhar na agenda da sala. Ainda é possível que haja interação em tempo real com os alunos, estando dentro ou fora da sala de aula.
Entre os seus recursos do sistema de gerenciamento de conteúdo estão a anexação de links e arquivos relevantes. Ainda é possível destacar uma data para a conclusão das tarefas. Quanto aos alunos, eles poderão visualizar os conteúdos e as tarefas da sala de aula, além de poderem anexar o trabalho pronto e enviar ao professor por meio da ferramenta.
Uma vez criada, a sala de aula virtual possui três funções: mural, alunos e sobre. O “mural” é onde estão os acontecimentos das outras redes sociais. Nele estão as principais atividades da turma.
Na função “alunos”, estão todos os integrantes do curso.
E em “sobre”, é possível que haja uma mudança nas características da turma, como detalhes da agenda.
Tutorial:
Acesse o Google Classroom:
Baixe o APP:
Bônus: Videoconferência para videoaula
Separamos as duas melhores ferramentas para videoaula que existem hoje. Elas são gratuitas e irão auxiliar e muito os professores e alunos nesse período de pandemia. Ótimas opções para aulas remotas. Confira abaixo!
Google Meet – Videoconferência
A empresa google liberou gratuitamente o Google Meet até 30 de setembro de 2020. Uma excelente ferramenta para videoaula.
Tutorial de como usar o Google Meet
Site Oficial: meet.google.com
Para fazer download do Google Meet:
Download do Google Meet para Android
Download do Google Meet para iPhone / iPad
No PC – Usando o Google Meet no navegador
Reuniões Zoom – Zoom
Famoso em tempos de quarentena, a empresa disponibiliza gratuitamente o aplicativo para videoconferências e videoaulas.
Registre-se gratuitamente: zoom.us
Veja como usar o Zoom Meetings
Para fazer o download do Zoom
Download do Zoom para iPhone / iPad
PC e Smartphones: zoom.us/download