Os organismos vegetais também se reproduzem. Estes seres podem apresentar reprodução sexuada ou assexuada. Graças à reprodução vegetal, o planeta Terra mantém sua ampla diversidade ambiental e de ecossistemas. Além disso, a reprodução vegetal também garante equilíbrio para a vida no planeta.
A reprodução vegetal é caracterizada pelas formas de multiplicação das plantas, dando origem a novos indivíduos. A reprodução sexuada envolve dois gametas, e a reprodução assexuada conta com apenas um organismo.
Saiba mais sobre a reprodução dos vegetais:
Reprodução assexuada e sexuada
A reprodução assexuada envolve uma única célula, que se divide para formar outras duas células idênticas, consideradas células-filhas. Na reprodução sexuada, temos duas células que compartilham o material genético, formando um novo organismo.
As plantas desenvolvidas contam com um processo de reprodução sexuada. As plantas mais simples têm reprodução assexuada.
Confira os tipos de reprodução de cada vegetal:
Algas – As algas verdes, também conhecidas como clorofíceas unicelulares, possuem reprodução assexuada por bipartição.
Briófitas – As plantas hepáticas possuem reprodução assexuada com propágulos.
Fanerógamas – As espécies possuem reprodução assexuada por meio de propagação vegetativa.
Aula do Professor Rafael Cafezeiro
Leia também: Reino Vegetal
Curiosidades sobre a reprodução vegetal
As espécies que realizam reprodução sexuada têm células especiais, que recebem o nome de gametas. No processo é necessário existir um gameta feminino e um gameta masculino. A fecundação dá origem ao zigoto.
Os gametas podem nos remeter à isogamia, heterogamia e oogamia. Entenda cada tipo de reprodução sexuada:
Isogamia – Reprodução com gametas idênticos. Presente nas algas.
Heterogamia – Reprodução com gametas masculinos e femininos móveis. Presente nas algas.
Oogamia – Reprodução que apresenta um dos gametas com perfil grande e imóvel e outro com característica pequena e móvel. Predominante nas briófitas e angiospermas.