Religião da Região Norte do Brasil
A região norte do Brasil é formada por Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Estes Estados são dotados de grande pluralidade cultural e sincretismo religioso. A região tem diversas crenças com influência das culturas indígenas e também de imigrantes que habitaram o norte do Brasil.
No universo das religiões espiritualistas, os índios influenciaram vários rituais e crenças nas tribos tradicionais da região norte do Brasil. Estas religiões são marcadas por adoração aos elementos da natureza e a deuses específicos.
Nas celebrações religiosas dos índios existem diversos ritos com danças, acessórios e pinturas corporais. A diversidade religiosa é muito grande no norte do Brasil, graças à tolerância com as variadas crenças que existem no país.
De acordo com a constituição, o Brasil não possui uma religião oficial, o que garante plenos direitos para que os brasileiros manifestem suas crenças. Segundo a distribuição oficial dos fiéis das principais religiões do Brasil, demonstrada pelo Censo Demográfico, a região norte tem uma população majoritariamente católica, mas também conta com um grande percentual de evangélicos pentecostais e evangélicos de missão, além de um número menor de seguidores de religiões afro-brasileiras e orientais. O número de pessoas sem religião também é grande no norte do Brasil.