A Região Nordeste do Brasil tem cerca de 53 milhões de habitantes, distribuídos em uma área de 1.558.000 km².
Quais são os Estados da Região Nordeste do Brasil?
- Piauí – Capital Teresina
- Sergipe – Capital Aracaju
- Paraíba – Capital João Pessoa
- Rio Grande do Norte – Capital Natal
- Maranhão – Capital São Luís
- Alagoas – Capital Maceió
- Ceará – Capital Fortaleza
- Bahia – Capital Salvador
- Pernambuco – Capital Recife
Clima e Vegetação na Região Nordeste do Brasil
O clima e a vegetação são bem variados na Região Nordeste do Brasil. O clima litorâneo está presente na faixa de litoral, com predominância do clima quente e úmido. A vegetação nativa é Mata Atlântica, embora grande parte já esteja devastada.
No cerrado, o clima tropical é predominante, com seca no inverno, chuvas no verão e temperatura muito seca.
Na Floresta Amazônica, presente em parte da Região Nordeste do Brasil, o clima equatorial úmido é predominante, com temperaturas elevadas e muita umidade, com uma linda vegetação.
O sertão da Região Nordeste do Brasil é marcado pelo clima semiárido, com clima seco e muito quente, além da vegetação característica, composta por cactos e árvores de porte médio.
A vegetação na Região Nordeste do Brasil também é separada pelas seguintes zonas:
- Zona da Mata;
- Agreste;
- Sertão;
- Meio-norte.
Como é a agricultura na Região Nordeste do Brasil?
A agricultura na Região Nordeste do Brasil, assim como a pecuária, precisa de adaptações por causa da seca. A produção de cana-de-açúcar é muito importante para a economia local, assim como a criação de cabras é muito forte na região. Também existe a produção de frutas tropicais, como o melão no Rio Grande do Norte. A criação de camarão também é fundamental para o comércio de alguns Estados da Região Nordeste do Brasil.
Como é a economia na Região Nordeste do Brasil?
O turismo é muito importante para a economia do Nordeste, principalmente em Natal, Fortaleza, Salvador e Recife, os destinos mais procurados, inclusive por turistas estrangeiros.
A industrialização tem crescido e as unidades fabris estão se tornando cada vez mais presentes na economia da Região Nordeste do Brasil, com destaque para a exploração de petróleo, indústria têxtil e automotivas.
Costumes e comidas típicas
A cultura é muito rica na Região Nordeste do Brasil, com destaque para a festa junina, com homenagem a São João e Santo Antonio. O forró é um dos ritmos mais queridos do público.
Na literatura, o cordel relata os costumes locais e os repentistas cantam repentes sobre as dores nordestinas. O artesanato com rendas, madeira e cerâmica encanta os turistas.
Também merecem destaque a capoeira, o frevo e o axé. A culinária da Região Nordeste do Brasil é bastante diversificada, com acarajé, moqueca de peixe, sururu, bobó de camarão e vatapá. Tudo feito com muito tempero e pimenta!
Veja também: Mapa do Brasil