Até pouco tempo atrás era comum perceber as propostas das atividades como colar bolinhas de papel em figuras mimeografadas. Hoje já não se admite uma educação infantil desse tipo, o motivo é simples existem referências de práticas pedagógicas que respeitam as fases das crianças.
Mas infelizmente muitas instituições deixam a desejar, sem pelo o menos propor as atividades com referências as práticas do projeto pedagógico. Durante o estágio, percebi que a instituição no qual estava observando não tem o projeto político pedagógico e nem atende as necessidades das crianças. Salas de aulas com excesso de criança e de idades diferentes, atende crianças com período integral mais não tem estrutura para isso. O método tradicional ficou bem transparente nos momentos que eu estava presente, todos os dias é dado uma atividade através de um livro didático, material pronto e mimeografado como anos atrás, parece que o ensino não mudou naquele lugar. Não existe roda de conversas, onde poderia proporcionar momentos de trocas de informações , interação com colegas.
A situação existente na educação infantil deve e pode ser diferente, para isso, há necessidade que as instituições infantil se comprometa com o ensino baseada em proposta pedagógica consistente, respeitando o modo de ser e de pensar da criança em sua faixa etária. Acredito que por mais carente que seja a comunidade é dever da instituição ter um plano político pedagógico para atingir a necessidade das crianças, caso contrário fica sem sentido o trabalho docente.
CONSTRUÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO – ORIENTAÇÕES PARA O EDUCADOR INFANTIL.
– Confeccionado:
B A M B O L Ê
– OBJETIVOS A SEREM ATINGIDOS;
. Capacidade de expressão por meio dos movimentos
. Controle dos movimentos
. Interagir com os colegas
. Distinguir cores e tamanhos diferentes.
– CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS;
. Educação física: que possibilita ações e desafios motores
. Autonomia: mesmo num ambiente coletivo é preciso dar atenção individualizada às crianças
. Diferenças existem, como um bambolê grande e outro menor e de cores diferentes.
– FORMA DE UTILIZAÇÃO DO RECURSO.
. No pátio brincar com os bambolês mostrando vários movimentos que pode ser feito, como por exemplo, pular dentro e fora dos bambolês.
. Foi confeccionado vários tamanhos e cores diferentes, solicitar que tal criança pegue uma determinada cor.
. E por ultimo deixar brincar livremente, possibilitando a fazer sua própria construção.
Texto enviado às 10:39 – 15 de dezembro de 2010
Autor: Josilene Queiroz Santos
Licença: