O solo é uma parte fundamental para a vida no planeta Terra. Essa é a área responsável pela produção de alimentos e é onde o homem vive de forma mais direta.
A composição do solo conta com alguns elementos básicos, como a rocha, o ar, a água e a matéria orgânica, que é formada por restos de animais e plantas. O solo também sofre a influência de elementos do clima, como a chuva, o vento e a mudança da temperatura.
A presença de organismos vivos no solo, como fungos e líquens, também faz parte da constituição dessa importante região do planeta. De uma forma geral, o solo tem componentes sólidos, como minerais e matéria orgânica; além de componentes líquidos e gasosos.
A parte mineral do solo tem resíduos de rochas, areia, barro e limo. A água e o ar da terra estão presentes nos chamados poros do solo, áreas responsáveis pela nutrição das raízes das plantas e das árvores.
Outro ponto importante sobre os solos é que existem alguns tipos específicos, que variam de acordo com a quantidade de um único elemento. Entenda:
Solo arenoso – É aquele que tem uma quantidade maior de areia. É um solo muito permeável e pobre em vegetação.
Solo argiloso – Conta com mais grãos de argila. São solos arejados e com um escoamento difícil para a água.
Solo humífero – É um solo com muita matéria orgânica, como o húmus. Essa terra é bastante fértil, repleta de seres vivos microscópicos e nutrientes que favorecem o cultivo de plantas e alimentos.