Poluição Atmosférica
A poluição atmosférica é muito prejudicial para a vida no planeta, pois além de tornar o aquecimento global mais acentuado, também causa diversos problemas à saúde humana. A poluição atmosférica pode ser entendida como todo e qualquer tipo de contaminação da atmosfera, seja por resíduos gasosos, sólidos ou líquidos.
O principal agente causador de poluição é o CO2, proveniente principalmente da queima de combustíveis fósseis. A poluição atmosférica gera odores fortes e desagradáveis, redução da visibilidade, prejuízos para plantas e animais e causa muitos problemas respiratórios para os homens.
O problema é intenso em países industrializados, que produzem milhões de toneladas de gases poluentes todos os anos, entre eles o monóxido de carbono, o dióxido de carbono, o dióxido de enxofre, os óxidos de nitrogênio, o ozônio, o metano, entre outras partículas de poluição.
Centrais geradoras de energia, carros, indústrias e queimadas são atividades altamente poluidoras. A queima do carvão e do petróleo também aparecem como ações causadoras da poluição atmosférica.
O acúmulo de poluição na atmosfera leva a um processo gradual de aquecimento, ao acontecimento de catástrofes climáticas, ao aumento da temperatura do planeta e às inversões térmicas.
Veja também:
Efeitos da Poluição Atmosférica