Paisagem
O que é Paisagem? Aprenda Tudo Sobre Conceitos e Tipos de Paisagens
Quando perguntamos O Que é Paisagem? Talvez não levamos em conta todos os conceitos dessa pergunta e principalmente sobre as diversas respostas a que ela nos leva.
O conceito de paisagem tem sido usado ao passar dos anos para descrever nossos sentidos de acordo com os espaços que nos cercam.
A paisagem, assim como seu conceito, é utilizada atualmente no meio artístico, cientifico, tecnológico e principalmente no meio geográfico e leva consigo várias interpretações por este motivo.
Se sua dúvida ao entrar nesse artigo acabou de aumentar, não se preocupe, aqui vamos descrever de forma simples e prática todos esses conceitos e te dar uma noção básica de como a paisagem age em cada uma dessa áreas.
Tirar todas estas e algumas outras dúvidas é nosso objetivo com este artigo informativo, e para aqueles que desejam saber sobre quais os tipos de paisagens que existem.
Temos um tópico especial sobre esse conceito também, e com uma descrição sobre cada um deles.
Continue acompanhando o artigo e leia com atenção para compreender da forma correta o que é paisagem e como ela nos cerca de diversas formas e com diversos conceitos.
Qual é o Conceito de Paisagem?
Como já descrevemos brevemente acima o conceito de paisagem é basicamente a noção que temos do espaço que nos cerca, mas há uma diferença imensa em cada ponto de vista que podemos levar em consideração.
Podemos notar o espaço que nos cerca de algumas maneiras distintas, e abaixo vamos demostrar as principais delas:
Conceito de Paisagem Artística
Aqui você notará que ao olhar a paisagem ao seu redor como a de um artista, poderá ver beleza, encantamento e muita energia.
Nesse conceito se leva em consideração as cores, tamanhos, formas e um conjunto deles com harmonia.
Para entender esse conceito basta olhar um quadro de um artista de paisagismo, ele descreve a percepção de paisagem que teve naquele exato momento em sua obra e marca o papel com tinta ou de outra forma, com o objetivo de eternizar este momento.
Conceito de Paisagem Científica
Para o conceito de paisagem científica, você precisa olhar ao seu redor com um olhar de cientista.
Basicamente um cientista descreve a paisagem de forma analítica e exata, não utilizando imaginação, e na sua descrição não entra nada de formas subjetivas e abstratas, por exemplo;
Ao descrever uma paisagem um cientista descreveria, seus relevos, montanhas, tipos de rochas, tipos de vegetação existentes e tudo de forma bem analítica e mais exata possível.
Conceito de Paisagem Tecnológico
Para a tecnologia a paisagem nada mais é do que uma fonte de recursos e energia, que podem ou não ser utilizadas de forma útil para criação de novas experiências tecnológicas.
A parte de tecnologia quando descrita na paisagem tem como um conceito puramente melhorar a qualidade de vida da população, seja utilizando recursos nela existentes ou modificando-a para melhor proveito de todos.
O Que é Uma Paisagem Para a Geografia?
Para a geografia a paisagem é tudo aquilo que vemos, ouvimos, sentimos e percebemos de maneira a compor o espaço ao nosso redor, isso é a base da paisagem para a geografia.
Mas ainda existem mais aspectos para compor o conceito de paisagem para a geografia, e claro que não vamos deixar de descreve-los aqui nesse artigo.
Logo mais vamos descrever os 4 tipos de paisagens existentes e o que é exatamente o conceito de lugar em geografia e como o percebemos.
O Que é Lugar em Geografia?
A palavra lugar na geografia moderna é constituida por um conceito puramente científico, como já descrevemos brevemente mais acima no artigo.
Esse conceito é utilizado frequentemente por um mesmo senso comum, como sinônimo de localização, do mesmo modo que um GPS pode descrever.
Exemplo:
O lugar X fica perto da montanha Y que é cercada por planícies rasteira e em determinada região.
Quais São os 4 Tipos de Paisagens?
Para iniciarmos essa discussão, vamos demostrar 4 dos principais tipos de paisagem existentes, mas existem muitos outros tipos a serem explorados.
Paisagem Natural
Para o conceito que leva em conta os componentes naturais e os conceitos físicos da paisagem são simples de se compreender, basta levar em consideração a vegetação, solo, clima, aspectos como relevos, rios e muitos outros que são facilmente observáveis.
A paisagem natural é derivada principalmente da visão descrita do espaço e dos elementos que nos cercam.
Paisagem Cultural
O conceito de paisagem cultura está ligado a uma região que indique costumes e valores de um povo.
Nessa região é marcante a caracterítica cultural expressada muitas vezes de forma artística e folclorica de uma nação. Monumentos, arquiteturas que representem a história daquele local, tribos indígenas são exemplos de paisagem cultural.
Paisagem Humanizada
A paisagem humanizada pode ser conceituada pela expressão de oposição, ela é o oposto da paisagem geográfica e cultural, onde o ser humano não produziu e não transformou e/ou modificou nada, ou quase nada ao seu redor.
Por este motivo, é de se entender que os espaços humanizados são aqueles poucos lugares que hoje em dia ainda não receberam nenhuma ou pouca modificação e interferência humana.
Estes lugares são na sua grande maioria protegidos por leis de governos para continuarem assim. Resumindo, são locais que não foram humanizados.
Paisagem Social
A paisagem é tudo aquilo que vemos ao nosso redor, e para o conceito de paisagem social podemos dizer que é um conceito mais amplo no seu sentido social.
A paisagem social pode ser composta por casas, ruas, muros pichados, pontes, lugares onde ocorreram intervenções humanas.
Por Que o Homem Transforma a Paisagem?
A humanidade vem a muitas eras modificando a paisagem natural ao seu redor, como florestas, montanhas, mares, rios e muitas outras infinidades de paisagens existêntes.
A maior parte dessa transformação é por necessidade da demanda crescente da humanidade como um todo.
Os homens plantam para comer, fazem estradas para ligar cidades e criam cidades inteiras para moradias.
Isso faz com que, não apenas a paisagem no local se transforme, mas sim todo o meio ambiente ao redor se modifique e se adapte para sobreviver.
E essa demanda crescente da humanidade por energia, alimento e lugares para morar, vem deixando a cada dia mais muitas paisagens antes intocáveis totalmente transformadas.