Origem da Política
A política é um instrumento importante de representação e democracia. A política surgiu na Grécia clássica, juntamente com a criação da polis, a cidade-estado. A política estabeleceu as bases no mundo grego.
Com o passar dos séculos, a política se espalhou pelo mundo. Ela esteve presente nos grandes impérios mundiais, como o Império Inca, por exemplo.
Ao longo da história, a política mudou muito até chegar à democracia, tipo de política que prevalece em países ocidentais. De uma maneira geral, a política sempre foi considerada a arte da organização.
A política teve contribuições de pensamentos e ideologias de mestres como Nicolau Maquiavel, Montesquieu, Karl Marx, entre outros nomes importantes. O termo política tem uma grande relação com a pluralidade, a justiça e a liberdade.
Maquiavel disse, em sua obra O Príncipe, que a política é a arte de conquistar e exercer o poder. Atualmente, a política é vista como uma ciência.
Nos atuais regimes democráticos, a ciência política representa os interesses dos cidadãos no que diz respeito aos assuntos públicos. A política se tornou popular graças à influência de Aristóteles, filósofo responsável pela divisão do Estado e das formas de Governo.
Atualmente, a política é uma necessidade mundial. Todos os países do mundo têm suas leis e suas formas de escolher representantes para seus governos. A política pode ter influências militares, ideológicas e religiosas.
No Brasil, a política desenvolvida tem como base a democracia, sistema político no qual os cidadãos escolhem seus governantes pelo voto.