A religião engloba uma série de crenças, valores e ritos. Existem diversas religiões no mundo e, por isso, o conceito de tolerância religiosa é tão importante para nossa sociedade.
Podemos definir a religião como um conjunto de diferentes manifestações de fé e visões de mundo. Essas práticas envolvem a espiritualidade e os principais valores morais da humanidade.
As religiões sempre contam com livros sagrados, rituais, narrativas, tradições e símbolos. De uma maneira geral, as religiões trazem sentido à vida e tentam explicar a existência humana na Terra, trazendo sempre uma visão de moralidade e ética.
Saiba mais: Quando foi criada a religião?
Cada religião tem uma estrutura específica, com congregações, celebrações, orações e templos. As escrituras sagradas determinam as práticas religiosas formais, mas também existem as religiões que surgem das crenças populares e dos conhecimentos ancestrais, como no caso dos índios, por exemplo, com suas festividades, rituais, contemplações à natureza e divindades.
Saiba mais: Nomes de Religiões Indígenas
A religião também tem uma conexão muito forte com as diferentes culturas do mundo. O termo religião vem do latim “Re-Ligare”, que significa conexão com o aspecto divino ou místico. Dentro do universo das religiões existem seitas, doutrinas e formas de pensamento baseados na fé, na devoção ao sagrado e em princípios morais.
Conheça algumas religiões do mundo:
Cristianismo
Religião que acredita em Jesus Cristo, salvador da humanidade; e no Deus criador do universo. O Cristianismo nasceu com base no Judaísmo. A Bíblia é o livro sagrado dos cristãos. Existem três importantes correntes do cristianismo: o Catolicismo, a Igreja Ortodoxa e o Protestantismo.
Judaísmo
Religião dos judeus. É considerada a mais antiga das religiões monoteístas e prega um Deus único. O Torá é o livro sagrado dos judeus.
Islamismo
Religião de Alá, fundada pelo profeta Maomé. A fé do islamismo é baseada no Corão, o livro sagrado dos muçulmanos.
Veja também: Todos os tipos de religião no mundo