Para saber o que é política ambiental, é preciso entender este conceito e analisar o que ele significa na prática. No trabalho de dia a dia de preservação do meio ambiente, são adotadas diversas medidas pelo governo, por empresas e outros agentes sociais, com a finalidade de aumentar o desenvolvimento sustentável.
A política ambiental funciona com diversas ações, medidas, valores e princípios que prezam pela sustentabilidade, e possui uma importância fundamental para a cidadania, o consumo consciente e a produção industrial responsável, tudo isso realizado com procedimentos que minimizem os impactos ambientais gerados em todo o ciclo produtivo, pelo crescimento das cidades e produção econômica.
As intenções agora são voltadas para obter crescimento econômico sem prejudicar o meio ambiente. Neste sentido, empresas e governos adotam a política ambiental como valor fundamental em suas atividades.
Por isso, faz parte da rotina destes agentes sociais cumprir uma série de normas, procedimentos, regras e medidas práticas que melhorem sua relação com o meio ambiente.
A preservação ambiental é uma meta mundial, importante para reduzir a poluição, melhorar a qualidade de vida das pessoas e de outros seres do planeta e combater o aquecimento global.
Como a política ambiental funciona na prática?
Embora seja uma ciência baseada em conceitos muito profundos e que requerem estudos específicos, com atualizações constantes, é na prática que a política ambiental deve ser concebida. Entre seus procedimentos reais estão os seguintes:
- Reutilizar água em processos produtivos;
- Utilizar produtos reciclados e adotar a reciclagem no processo produtivo;
- Reduzir o consumo de energia;
- Evitar o desperdício de água;
- Aumentar as áreas verdes em centros urbanos;
- Usar fontes de energia limpa, como solar e eólica;
- Empresas precisam evitar qualquer tipo de poluição em seus processos produtivos;
- Os governos adotam ações de educação ambiental que são importantes para conscientizar a população;
- Legislação ambiental rigorosa contra o desmatamento e a poluição;
- Entre outras normas.
Como os consumidores podem participar das políticas ambientais?
Qualquer cidadão pode se envolver em política ambiental através de ONGs, projetos sociais e educativos, adotando em casa e no trabalho práticas sustentáveis e se tornando um consumidor consciente, que seja um cliente que exija das empresas a adoção de práticas sustentáveis em sua cadeia produtiva antes de fazer uma compra.
Atualmente, os consumidores mais responsáveis com o meio ambiente e que levam a sério a política ambiental buscam informações sobre empresas na internet para saber se elas possuem ações que reduzam o impacto ambiental com a produção de seus itens, em sua cadeia de fornecedores, no descarte e na compensação ambiental, caso seja necessário.
Veja também: