Quando ouvimos essa palavra, já imaginamos algumas histórias nacionais que alguns pais ou avós contam para seus filhos ou netos. Quem nunca ouviu falar de Saci-Pererê? Mula Sem Cabeça? Curupira e etc. Todos esses personagens mencionados fazem parte de nosso Folclore. Mas, o que é Folclore exatamente?
Bom, falando de uma maneira mais técnica e começando pela formação da palavra Folclore, que nada mais é que a junção de duas palavras Folk que significa povo e Lore que significa conhecimento ou sabedoria. E essa sabedoria é aquela passada adiante, de pai para filho como há muitos anos atrás, quando não existia papel para registrarmos nossa cultura e saber.
Portanto, folclore nada mais é que uma espécie de manifestação popular e de tradições de um povo, onde podemos conhecer um pouco a respeito das origens e da cultura. Um conhecimento importante que acaba sendo levado de geração em geração para perpetuar tais fatos. Um bom exemplo, a mitologia grega é uma espécie de folclore.
O Brasil não precisava utilizar a palavra Folclore para definir suas mitologias ancestrais, mas preferiram utilizá-la para deixar o assunto mais característico do país e diferente das demais mitologias que povoam o mundo com seus monstros e heróis. Independente da definição da palavra referente as nossas origens, existe uma associação que trabalha para a cultura popular de um país não cair no esquecimento, a UNESCO.
É no Folclore de alguns países que é registrado alguns momentos históricos e importantes para determinado povo, como os livros hoje em dia que são utilizados por historiadores para datar determinado evento. O Folclore também é possível de datar mediante a ingredientes contidos em seus relatos, mas também não podemos deixar de fora, o fato dos Folclores serem utilizados para conter crianças arteiras.
Mas, a palavra Folclore, com o passar do tempo e devido a sua definição, acabou agregando outros significados e utilizações, como por exemplo: mentira. Por se tratar de causos fictícios a palavra Folclore acabou agregando o significado de mentira, por isso, não é difícil ouvir alguém desdenhando de um acontecimento que julga mentira ao chamar a narração de folclore.
O Brasil é um dos países que valorizam muito suas origens, enquanto em outros países tudo que sobrevive é apenas as palavras, por aqui as coisas mudam de figura, claro, as palavras continuam seguindo seu destino, afinal de contas, é o registro escrito que pode durar mais tempo para a posterioridade, no entanto, vale lembrar de alguns costumes que possuem raízes em nosso folclore.
O Brasil, festeiro como ele é, mantém suas festas folclóricas, por exemplo: festas juninas, cavalhadas, o carnaval, festa do divino. Também continua vivo nas músicas e danças: Samba, Maracatu, Pau-de-Fita, Quadrilha, Xaxado e Frevo e etc. E também nossas lendas: Mula sem cabeça, Saci-Pererê, Boitatá, Negrinho do Pastoreio e etc.
Saiba mais: Danças Folclóricas, Lendas e parlendas do folclore
Hoje em dia muitos escritores tem utilizado da riqueza do folclore para criarem suas histórias, com isso, acabam imortalizando e dando mais atrativos para lendas que povoaram o mundo, desde a época que as histórias eram contadas de pai para filho. E prova de sua importância para nossa nação é o fato do dia 22 de Agosto ser o dia nacional do Folclore.
Veja também: