Novelas de Cavalaria
As novelas de cavalaria são um gênero da literatura mundial, estando presente em movimentos como o Humanismo e o Trovadorismo. Estes romances de cavalaria foram muito produzidos na Idade Média, principalmente entre o século 10 e o século 15.
As novelas de cavalaria são obras nas quais os autores trabalhavam com a poesia palaciana e a prosa medieval.
Leia: Cantigas Medievais
As poesias medievais são diferentes, são bem maiores e bastante parecidas com a prosa. Os poemas épicos também são muito comuns nas novelas de cavalaria.
As novelas de cavalaria foram muito comuns entre autores dos seguintes países:
- Itália;
- França;
- Espanha;
- Portugal;
- Inglaterra.
Nas histórias das novelas de cavalaria, os heróis são cavaleiros valentes, que encaram as batalhas mais difíceis, repletas de aventuras e lutas no meio das florestas e mares.
Todo cavaleiro é perdidamente apaixonado por uma linda donzela. A lealdade e a honra são valores importantes nas novelas de cavalaria. Os cavaleiros são homens justos e gloriosos, que definitivamente cumprem sua missão.
As batalhas narradas nas novelas de cavalaria são trágicas e formadas por personagens bem característicos, como reis impiedosos e monstros.
Como são classificadas as novelas de cavalaria?
Período do Ciclo Bretão ou Arturiano
Esta fase é marcada pela história da Távola Redonda, do Rei Artur e de cenários na Inglaterra.
Período Carolíngio
Esta etapa das novelas de cavalaria se passa na França, em torno de Carlos Magno e suas histórias de aventura.
Período Clássico
Esta fase das novelas de cavalaria remete à produção clássica.
Em sua maioria, as novelas de cavalaria são separas por capítulos e são bastante longas. A tradição oral é presente na maioria das obras, que relatam fatos históricos, com temas de mitologia, com heróis e monstros. É comum os temas esbarrarem na mitologia e na simbologia, com muito drama e fantasia.
Deus é colocado no centro do mundo, marcando o teocentrismo. Os principais personagens são as donzelas, os cavaleiros e os heróis. As novelas de cavalaria também celebram o amor cortês!
Veja também: Idade Média