Biografias

Nereu Ramos

Nereu Ramos foi presidente do Brasil. O político nasceu em Lages, Santa Catarina, no dia 3 de setembro de 1888. Advogado de profissão, Nereu Ramos entrou para o mundo da política em 1911, quando foi eleito deputado estadual.

O político fundou o PLC (Partido Liberal Catarinense) em 1927. Ele foi eleito deputado federal em 1930, mas teve seu mandato cassado depois da revolução de Getúlio Vargas e do fechamento do Congresso.

Em 1934, Nereu Ramos ocupou o cargo de deputado e, mais tarde, se tornou governador de Santa Catarina, cargo que ocupou de 1935 a 1937.

Nereu Ramos foi nomeado interventor federal do Estado em 1937. Com o fim do Estado Novo, ele ajudou a fundar o PSD (Partido Social Democrático), em Santa Catarina.

O cargo seguinte do político foi o de senador. Seu mandato chegou ao fim em 19 de setembro de 1946, quando ele foi eleito indiretamente eleito vice-presidente da república.

Nos anos seguintes, Nereu Ramos também foi eleito deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados pelo PSD. Em 11 de novembro de 1955, depois que o presidente Carlos Luz foi deposto, Nereu Ramos assumiu a presidência da República já que ele era vice-presidente do Senado.

Depois do afastamento definitivo de Café Filho do governo, a Câmara dos Deputados votou para que Nereu Ramos ficasse como presidente até Juscelino Kubitscheck tomar posse.

Em 1956, Nereu também se tornou titular do Ministério da Justiça e Negócios Interiores. O ex-presidente do Brasil, Nereu Ramos, morreu num acidente aéreo em Curitiba, no dia 16 de junho de 1958.