As unidades de medida de capacidade servem para definir as grandezas usadas para determinar uma quantidade que está inserida em um reservatório, ou seja, são aplicadas para medir o líquido.
Por isso, é muito comum no dia a dia, utilizarmos as medidas de capacidade para saber quantos litros de leite estão em uma garrafa, quantos litros de gasolina vamos colocar no tanque do veículo, quantos litros de sorvete vamos comprar para a sobremesa, entre inúmeras outras possibilidades.
A capacidade pode ser definida como o volume interno de um recipiente. O cubo que tem 1dm de aresta pode ser chamado de litro. Em geral, utilizamos o litro para saber quais são as medidas de capacidade.
O litro também pode ter unidades de medidas menores ou maiores, que são variações do litro. Isso é muito comum, pois em uma lata de refrigerante, com capacidade menor do que 1 litro, as medidas de capacidade serão usadas como mililitros, enquanto que uma caixa d’água pode ter capacidade para 2 mil litros ou 2 kl.
Veja abaixo a equivalência de algumas medidas de capacidade:
- 1kl = 1m3
- 1l = 1dm3
- 1ml = 1cm3
Estas medidas de capacidade são muito úteis para recipientes maiores e menores. Mesmo assim, elas não são as únicas, pois temos ainda o hectolitro e o decalitro, por exemplo.
Em capacidades muito pequenas, também usamos as seguintes medidas.
- Decilitro
- Centilitro
- Mililitro
Como fazer a conversão para medidas de capacidade?
A conversão é feita a partir da equivalência, trabalhando sempre com litros. Para isso, é preciso observar a tabela a seguir:
- 1 decalitro = 10 litros
- 1 hectolitro = 100 litros
- 1 quilolitro = 1000 litros
Quando temos um recipiente com 10 mil litros de água, como uma piscina, podemos dizer que, em medidas de capacidade, ela tem 10 quilolitros. Também é possível observar as medidas de capacidade da seguinte maneira:
- 1 litro = 10 decilitros (dl).
- 1 litro = 100 centilitros (cl).
- 1 litro = 1000 mililitros (ml).
Se uma lata de refrigerante tem capacidade para 300 ml, podemos dizer que ela tem 0,3l.