A floresta tropical atlântica é chamada de Mata Atlântica. Ela está localizada na área que vai da costa do litoral até a região de planalto e área de serra dos estados brasileiros que vão desde o Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte. Ao todo, são 17 estados que possuem Mata Atlântica, em uma área que corresponde a cerca de 1.300.000 km².
A mata atlântica está presente nos seguintes estados:
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- Mato Grosso do Sul
- Goiás
- Minas Gerais
- Rio de Janeiro
- Espírito Santo
- Bahia
- Sergipe
- Alagoas
- Pernambuco
- Paraíba
- Rio Grande do Norte
- Ceará
- Piauí
A Mata Atlântica existe sem intervalos desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. A região de floresta veio sendo degradada com o passar dos anos. Inicialmente, era bastante larga na região Sul do país, chegando até a bacia do Rio Paraná. A mata atingia ainda países vizinhos, como Argentina e Paraguai. Depois de tanto desmatamento, restam apenas cerca de 8% da floresta.
Tipos de florestas da Mata Atlântica
Várias formações de florestas compõem a Mata Atlântica, mesmo com o intenso desmatamento sofrido na área. São elas:
- Floresta Ombrófila Aberta
- Floresta Estacional Decidual
- Floresta Ombrófila Densa
- Floresta Ombrófila Mista
- Floresta Estacional Semidecidual
Este bioma influencia diretamente o ecossistema encontrado na Mata Atlântica, que possui brejos, campos, manguezal e restinga, além de climas variados e diversas regiões de relevo.
Como é o clima na Mata Atlântica?
A Mata Atlântica é úmida e bastante quente. Isso significa que, no interior da floresta, a temperatura é elevada, assim como a umidade relativa do ar. É muito comum a ocorrência de chuva e nevoeiro.
A floresta é muito diversificada, possuindo um amplo estrato de arbustos, incluindo begônias, palmito-juçara e jabuticabeira. Árvores mais altas, como ipês, criam uma ótima condição de sombra para os arbustos menores. A Mata Atlântica ainda possui um estrato herbáceo composto por diversas plantas de pequeno porte, como musgos e gramas. O estrato médio é composto por epífitas e lianas.
Existem algumas espécies que se destacam na flora da Mata Atlântica. São elas:
- Jequitibá
- Pau-Brasil
- Pinheiro-do-Paraná
- Eugenia Itacarensis
É preocupante salientar que todas estas espécies estão ameaçadas de extinção.
Fauna da Mata Atlântica
A Mata Atlântica tem uma fauna muito rica e característica, com espécies que estão distribuídas ao longo de toda a extensão da floresta, tais como:
- Onça Pintada
- Queixada
- Papagaio
- Coruja
- Onça Parda
- Anta
- E muitos outros
Muitos desses animais estão ameaçados de extinção, entre eles jiboia-de-cropan, muriqui-do-sul e tartaruga-de-couro. Um dos animais mais populares da Mata Atlântica é o mico-leão-dourado.
Historicamente, a Mata Atlântica vem sendo devastada há muitos anos. Atualmente, todo o bioma registra diversos prejuízos em consequência do desmatamento.
Talvez goste de ler:
Animais em Extinção no Brasil
Árvores do Brasil em Extinção
Biomas Brasileiros
Animais em extinção região sudeste
Extrativismo na região sudeste