Mapa da América

No ano de 1492, foi-se descoberto o continente americano, com o estabelecimento da primeira colônia permanente na Ilha de Hispaniola, feito por Cristóvão Colombo, que descobriu o caminho que daria no território americano.

Depois disso, diversas outras colônias foram se estabelecendo no continente, e iam se espalhando pelas Ilhas do Caribe e pela Flórida e o Peru. Pouco tempo depois, Portugal conseguiu chegar à região que hoje se encontra o Brasil, estabelecendo nela colônias, mesmo procedimento adotado pela Inglaterra perante a Honduras Britânicas e a Jamaica.

Já a ocupação holandesa se deu na Guiana e em Curaçau, enquanto os franceses se apossaram do Haiti, de Guadalupe e da Martinica. A União do Novo e do Velho Mundo foi o responsável por uma mudança radical nos destinos da história de ambos.

Os recursos naturais explorados pelos americanos mudou radicalmente o quadro econômico da Europa.

O que é e onde fica a América?

A América é um continente localizado no hemisfério ocidental da Terra. Em medidas de extensão territorial, é o segundo maior continente. Ele é banhado a leste pelo Oceano Atlântico, a oeste pelo Oceano Pacífico e ao norte pelo Oceano Glacial Ártico.

Devido ao seu tamanho, é dividido em três partes: América do Norte, América Central e América do Sul.

Qual é a origem do nome?

O nome do continente é uma homenagem ao navegador italiano Américo Vespúcio, que navegou pela região da América Central no começo do século XVI. A primeira vez que o nome “América” foi citado foi em 1507, num livro chamado Cosmographie Introductio, escrito pelo cartógrafo alemão Matthias Ringmann.

Informações gerais sobre o continente americano

O continente americano possui as seguintes dimensões:

Veja também:

Mapa Mundi

Evolução da Cartografia