Luigi Galvani (1737 – 1798)
Luigi Galvani nasceu em Bolonha, na Itália, no dia 9 de setembro de 1737. Ele foi um médico, investigador, físico e filósofo, e realizou estudos sobre a bioeletricidade, analisando os sinais do sistema nervoso.
Galvani atuou como professor de anatomia da Universidade de Bolonha. Ele realizou diversas descobertas importantes sobre os músculos e as células nervosas, que são capazes de produzir eletricidade. Estes estudos receberam o nome de eletricidade galvânica.
Luigi Galvani também mostrou que a eletricidade tem origem em reações químicas. O médico é considerado pioneiro na obstetrícia moderna. As pesquisas de Galvani influenciaram a criação do romance “Frankenstein”, que falava sobre a reanimação por meio da eletricidade. As descobertas do médico também contribuíram para a invenção da primeira bateria elétrica.
Galvani acreditava que a vida era elétrica. Por sua grande realização na ciência, o nome de Luigi Galvani foi dado às células galvânicas, ao galvanômetro e ao processo da galvanização. Galvani morreu em Bolonha, no dia 4 de dezembro de 1798.
Veja algumas ilustrações sobre sua vida:
(Experiência atmosférica)
(Laboratório de Galvani)
(Torpedo)