Guerra dos sete anos
A Guerra dos Sete anos aconteceu na Europa e envolveu várias monarquias nacionais. O conflito tinha como objetivo tomar o controle de regiões de exploração colonial. A guerra aconteceu entre 1756 e 1763, contando com a participação de Grã-Bretanha, Prússia e Hanover, contra França, Áustria, Suécia, Saxônia, Rússia e Espanha.
A França, com o apoio militar da Áustria, liderava um lado da batalha. Do outro lado aparecia a Inglaterra, que controlava regiões coloniais da América do Norte e da Índia. O conflito também foi marcado por disputas hegemônicas entre os Estados do antigo Sacro-Império Germânico.
Os exércitos prussianos tinham uma aliança militar com a Inglaterra. Assim, França e Inglaterra começaram a lutar pelo controle da América do Norte, das Índias Ocidentais, Índia, África, Mar Mediterrâneo, Canadá e Caribe.
Por volta de 1756, aconteceu a fase colonial da guerra, que teve início com a invasão francesa à ilha britânica de Minorca. Os ingleses responderam com suas tropas, realizando o bloqueio britânico nas regiões de Toulon e Brest. Essa etapa da guerra foi vencida pelos ingleses, que conseguiram conquistar as regiões de Quebéc, Montreal, Cabo Bretão e Grandes Lagos.
Com a entrada da Espanha na guerra, os franceses foram completamente derrotados e a Inglaterra saiu como grande vitoriosa da Guerra dos Sete Anos.