Entre as ciências que estudam a Terra está a geologia. A palavra, derivada do grego, significa geo – terra + logia ou logos – razão. A geologia faz um estudo profundo da formação da Terra, apresentando como é sua composição, como é formada, quais são as matérias que compõem a Terra e como é a crosta terrestre, entendendo também como é a superfície do planeta.
Através da geologia, os cientistas conseguiram descobrir que o planeta Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos. A geologia também serve para o estudo do que são as placas tectônicas, como elas são formadas e como as placas se movimentam.
Internamente, o planeta Terra é dividido em camadas, algo que também foi descoberto através da geologia.
Quais são as áreas de estudo da geologia?
O geólogo é o profissional que estuda geologia. A ciência da geologia envolve uma análise completa da crosta terrestre, como composição, estrutura, origem e transformações. Para isso, o geólogo tem que entender sobre gás natural, carvão mineral e petróleo.
A geologia é capaz de descobrir onde está e como acessar um depósito de água em área subterrânea, analisar a topografia de um terreno e quais minerais estão presentes em uma determinada área. O geólogo também é responsável por fazer um estudo completo sobre fósseis, assim como oferecer apoio para empresas que exploram jazidas de minério.
A desertificação e a erosão, assim como outros efeitos que as forças da natureza causam na Terra, também fazem parte da ampla área de estudo da geologia.
A amplitude da geologia é muito grande e, por isso, existem ramos de atuação na geologia, como geologia estrutural, ambiental, econômica, histórica, química, morfológica e hídrica.
- A geologia do petróleo estuda todas as propriedades do petróleo;
- A geofísica avalia as propriedades de cada elemento;
- As idades geológicas e eras do planeta são observadas pela geologia histórica;
- Anquanto a estrutura do planeta faz parte dos estudos da geologia estrutural.
Leia: Tempo Geológico
Todos os riscos ecológicos e impactos ambientais são estudos da geologia ambiental e as riquezas minerais são compreendidas pela geologia econômica.
Todos os acidentes geográficos são vistos pela topografia, uma área da geologia. As erosões e sedimentos fazem parte de um campo de estudo conhecido como sedimentologia.
O estudo dos átomos dos cristais e sua formação são entendidos pela cristalografia, já o curso das águas em reservatórios subterrâneos estão vinculados com a hidrogeologia.
Cavidades naturais, como as cavernas, são objetos de estudo da espeleologia, uma área da geologia. E quando as placas tectônicas se movimentam, estes casos sísmicos são compreendidos pela sismologia.