Fungos
Os fungos fazem parte do reino Fungi, que conta com organismos encontrados em ambientes terrestres. Entre os principais exemplos de fungos temos as leveduras, o mofo, os bolores e os cogumelos.
Os fungos são organismos heterótrofos, que não produzem o próprio alimento, e que dependem da ingestão de matéria orgânica para sobreviver. Eles também são eucarióticos, pois apresentam um só núcleo celular.
Com relação à reprodução, os fungos podem ser assexuados, quando se reproduzem por brotamento, fragmentação ou produção de esporos; e sexuados, com a reprodução entre indivíduos de sexos distintos.
Os fungos são estruturas simples que podem ser encontradas com características nocivas à saúde humana e também com características de alimento e medicação para o homem.
Existem vários tipos de fungos na natureza. Os que são nocivos à saúde do homem causam doenças e intoxicação.
As principais características dos fungos são: não sintetizar clorofila, não possuir celulose e não armazenar amido como substância de reserva.
As micoses que atingem o homem são exemplos de doenças causadas por microfungos. Já entre os fungos comestíveis, temos os cogumelos, como o champignon e o shitake.
Outros fungos podem dar origem a compostos antibióticos, como a penicilina, utilizada no combate a doenças infecciosas causadas por bactérias.
Veja também: