História

Fatos Históricos da Região Centro-Oeste do Brasil

A Região Centro-Oeste do Brasil é formada pelos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal. Essa parte do país tem muita história e relevância para o legado brasileiro.

O Centro Oeste tem uma área de 1.604.850 Km2, ocupando 18,8% do Brasil. A região centro oeste passou por um intenso povoamento, resultado dos fluxos migratórios. O centro oeste atraiu as pessoas por causa do transporte de gado do Sul e Sudeste para as fazendas do Centro-Oeste. Esse fato teve influência e participação dos bandeirantes paulistas.

O processo migratório do Centro Oeste do Brasil se intensificou em 1950, depois da construção de Brasília, a nova capital do país. Além disso, o Centro-Oeste brasileiro também foi uma região muito habitada por indígenas.

Essa área do país recebeu os Bandeirantes em busca de ouro. Esse movimento pelo ouro deu origem a várias vilas, como Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá (atual Cuiabá, capital do Mato Grosso), Vila Meia Ponte (atual Pirenópolis), e Vila Boa (atual Goiás).

Artigos relacionados

A região centro oeste é uma das menos habitadas do Brasil. O centro oeste só começou a se desenvolver depois da transferência da capital federal para Brasília, em 1960. A história de Brasília foi marcada pela obra de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. O projeto da capital se tornou realidade durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek.

Além das minas de ouro, o centro oeste do Brasil também ficou conhecido por suas jazidas de diamantes, que atraíram muitas pessoas para a região. Muitos fazendeiros de São Paulo e Minas Gerais também se mudaram para o centro oeste para iniciar criações de gado em fazendas.

Veja também:

Fatos Históricos no Brasil