Estudo da Reta
Na geometria analítica estudamos o conceito de reta. Pela regra, a reta é formada por infinitos pontos alinhados. O segmento é ilimitado nos dois sentidos e pode ser construído em três formas: horizontal, vertical e inclinada.
Uma reta pode ser representada por uma equação reduzida ou por uma equação geral. Essa equação pode ser escrita a partir da definição do coeficiente angular.
Cada ponto de uma reta tem uma correspondência biunívoca, ou seja, a cada ponto da reta corresponde um único número real.
Propriedades da reta:
Considerando uma reta horizontal x, orientada da esquerda para direita (eixo), e determinando um ponto O dessa reta (origem) e um segmento u, unitário e não-nulo, dois números inteiros e consecutivos determinam o segmento de reta de comprimento u.
Medida algébrica de um segmento:
A medida algébrica de um segmento orientado é o número real. Esse número corresponde à diferença entre as abscissas da extremidade e da origem desse segmento.
O comprimento da projeção de uma reta sobre um plano varia de acordo com a inclinação desta reta em relação ao plano. Outra característica importante é que uma reta pode passar por todos os valores, de zero até o limite máximo igual ao comprimento verdadeiro da reta.
As retas pode ser:
Concorrentes: quando as retas (r) e (s) apresentam um ponto em comum (M).
Paralelas: quando as retas (r1) e (s1) são paralelas, não admitindo um ponto comum.