Energia Nuclear
A energia nuclear é obtida através da combustão de urânio e de outras substâncias. A produção de energia acontece em usinas termonucleares, que transformam o calor em energia elétrica. Os átomos de urânio passam pela fissão necessária para gerar o calor, que será convertido em eletricidade.
O urânio está disponível na natureza, é um mineral que também é usado na área médica, para a confecção de componentes radioativos, usados em alguns tratamentos.
O urânio tem várias utilidades, entre elas as seguintes:
- Fabricação de material radioativo para tratamento médico;
- Construção de armamentos e bombas atômicas;
- Geração de energia nuclear.
Quais as vantagens da energia nuclear?
O rendimento da energia nuclear é o seu principal benefício, pois é possível obter um ótimo resultado energético com pouca quantidade de combustível, por causa da concentração elevada de energia.
No mundo, estima-se que cerca de 15% da energia elétrica seja gerada através da energia nuclear, sendo que os principais produtores estão localizados nos EUA, Japão, Rússia e Europa. Alguns países utilizam as usinas termonucleares apenas como opções para abastecimento, quando necessário.
Já a Rússia, por exemplo, abriu no ano de 2018, no Mar Ártico, uma usina nuclear flutuante, o primeiro modelo deste tipo no planeta. Outros países que também produzem energia nuclear são os seguintes:
- Argentina;
- México;
- Índia;
- China;
- Coreia do Sul;
- Bélgica;
- Suécia;
- Finlândia.
O Brasil também é um produtor de energia nuclear, com as usinas em Angra dos Reis: Usinas Angra 1, Angra 2 e Angra 3, esta última ainda não está finalizada.
A produção de energia nuclear é perigosa, mas apresenta alguns benefícios, pois não causa poluição enquanto está em operação. As usinas podem ser construídas em áreas pequenas, quando comparadas com as hidrelétricas.
Outra facilidade da energia nuclear é que o urânio é uma matéria-prima abundante, sendo os seus principais produtores o Cazaquistão, a Austrália e a Índia.
Quais as desvantagens da energia nuclear?
As usinas nucleares são viáveis, desde que seja feito o descarte correto dos resíduos gerados. Elas também devem operar dentro dos padrões de segurança. O problema é que nem sempre isso acontece.
Por isso, existem muitos riscos na produção de energia nuclear, principalmente com descarte irregular de lixo nuclear que deixa o ser humano exposto a material radioativo. Acidentes nucleares também podem acontecer, causando o mesmo tipo de exposição prejudicial à saúde humana.
Pessoas que tiveram contato com material radioativo registram diversos problemas de saúde, como doenças genéticas, câncer e deformidades.