A poluição atmosférica, ou seja, aquela que atinge o ar, tem diversos efeitos negativos para o planeta, para a vida e para a saúde humana. Em primeiro lugar, as substâncias gasosas, líquidas e sólidas que poluem o ar, quase todas produzidas pela ação do homem, podem causar um aumento alarmante nos casos de alergias, câncer e outros problemas de saúde.
A poluição atmosférica agride o bem-estar público, além de causar danos à fauna e à flora. Os poluentes atmosféricos são produtos das indústrias, dos carros, das usinas termoelétricas, das queimadas, dos incineradores de lixo, entre outras fontes. Os principais poluentes artificiais são os combustíveis fósseis, com destaque para o monóxido de carbono e o dióxido de enxofre.
A poluição atmosférica causa muitos problemas a grupos de risco, como crianças, idosos, grávidas e pessoas com problemas respiratórios e cardíacos, afetando os pulmões e o trato respiratório. No meio ambiente, os poluentes prejudicam as trocas gasosas entre plantas e o meio ambiente, além de intensificarem o processo de aquecimento do planeta.