Efeito de Coriolis
O Efeito de Coriólis é um fenômeno que foi descrito pelo engenheiro francês, Gaspard Coriólis. Esse efeito se refere à tendência que qualquer corpo em movimento tem de mudar seu curso por causa da direção rotacional e da velocidade da Terra.
A força de Coriolis é uma consequência da observação de movimentos do ar dentro de um sistema de coordenadas não inercial. Isso quer dizer que o efeito de Coriolis apresenta um sistema de coordenadas fixo sobre a superfície da Terra.
As forças fictícias que aparecem no efeito de Coriolis fazem com que no Hemisfério Norte, a atração aconteça no sentido horário; e no Hemisfério Sul, a atração aconteça no sentido anti-horário.
Conheça a biografia de Gustave-Gaspard Coriolis.
O Efeito de Coriolis influencia as correntes marítimas, já que a água passa por deformações. A Força Coriolis é vista como um sistema de referência em rotação uniforme. Nesse contexto, os corpos localizados sobre a superfície terrestre se encontram em movimento, quando vistos por um observador que esteja no mesmo referencial. Esses corpos estão sob a ação de uma força perpendicular à direção do seu movimento.
A força de Coriolis usa os critérios da Cinemática para diversos estudos. Essa força também interfere no movimento das massas de ar do planeta e nos movimentos giratórios dos furacões.