Dopamina

Existem determinadas substâncias que são produzidas pelo nosso próprio corpo e confere o bom funcionamento do organismo e do corpo humano de forma geral, elas são essenciais e precisam estar na quantidade necessária dentro do organismo para que ele tenha suas tarefas cumpridas com êxito e garantam a saúde e vida do indivíduo. A Dopamina é uma dessas substâncias, sendo considerada uma espécie de hormônio, que tem a sua produção no cérebro e age dentro dele, sendo um hormônio neurotransmissor.

Leia também: Sistema Endócrino

Você sabe o que é a Dopamina, qual a principal função dela no corpo, os sintomas da deficiência de Dopamina e como incentivar a sua produção no organismo?! Hoje, iremos falar sobre todos esses assuntos e tirar todas as suas dúvidas a respeito. Vamos lá!

O que é a Dopamina?

A Dopamina é um hormônio neurotransmissor que tem imensa importância para a vida, sendo produzido e localizado no cérebro, ação da ativação da enzima tirosina hidroxilase. A principal função da Dopamina é atuar como uma espécie de mensageiro do nosso corpo, enviando estímulos do corpo diretamente para o cérebro e recebendo dele os comandos para que o corpo aja de acordo com os estímulos recebidos. A principal ação desse hormônio é sobre a sensação de bem-estar da pessoa, quando você sorri, relaxa, se sente bem, está sentindo a ação da Dopamina sobre o seu corpo, sendo ela essencial para o desenvolvimento dessas atividades. A Dopamina é produzida e liberada na prática de exercícios físicos, meditação, sexo, entre outras atividades prazerosas.

Funções da Dopamina

As principais funções da Dopamina no corpo são:

Sintomas da Deficiência de Dopamina

Quando a Dopamina falta no corpo, diversas atividades vitais se tornam comprometidas, principalmente a interpretação dos estímulos cerebrais sobre os sentimentos de prazer e bem-estar, que fazem com que a pessoa possa agir de forma apática diante de diversas situações. A deficiência de Dopamina deve ser tratada para que a pessoa possa ter a produção desse hormônio regularizada e não sofra de complicações de saúde. Os principais sintomas da deficiência de Dopamina são:

Como incentivar a sua produção no corpo

Para que a produção de Dopamina no seu corpo seja aumentada você deve usar as atividades diárias que lhe trazem prazer com mais frequência no seu dia a dia. Uma dica que serve para todos é realizar atividades físicas diariamente, principalmente aquelas que você mais se identifique, como o ciclismo, natação, corrida e ainda academia, o importante é se sentir bem e cuidar da sua saúde. Revitalize seu corpo e atualize seu humor cuidando na produção de Dopamina no corpo!

Leia também: Glândulas