O açúcar consumido em excesso é a principal causa de diabetes e de tantas outras doenças. O açúcar refinado não é bom para a saúde e causa o ganho de peso e diversos problemas.
O organismo humano tem uma tendência natural a exigir o consumo excessivo de açúcar, pois a substância traz energia. É por isso que nos sentimos mais animados depois de comer um chocolate ou um doce qualquer. Entretanto, o açúcar é um verdadeiro vilão para a saúde.
O consumo excessivo de açúcar está relacionado à ocorrência de enxaquecas, envelhecimento precoce, rugas, estrias, celulites, hipoglicemias, diabetes e até mesmo câncer. A sacarose deve ser consumida em pouca quantidade e com uma frequência baixa.
Como já mencionado nesse texto, o açúcar, quando consumido em excesso, pode causar câncer, pois a substância tem rápida absorção e fica na circulação por um longo tempo. O excesso de açúcar faz com que o pâncreas libere mais insulina, substância que afeta os tecidos do corpo, principalmente os tecidos mamários nas mulheres.
O consumo de açúcar pode piorar crises de enxaqueca por conta de um desequilíbrio de hormônios. Além disso, o produto refinado pode causar obesidade, diabetes e hipoglicemia.
A doença mais comum causada pelo açúcar é o diabetes, que pode ocorrer em qualquer fase da vida, inclusive na forma de diabetes gestacional.
Quem consome muito açúcar e tem fatores genéticos favoráveis à doença, pode desenvolver o diabates em algum momento da vida.
Médicos e nutricionistas recomendam a substituição do açúcar refinado por açúcar mascavo, mel ou açucar de beterraba.