Diagrama de Venn
John Venn foi um matemático, criador de uma diagramação especial feita seguindo a lógica de figuras no plano. Ele nasceu no dia 4 de agosto de 1834, no Reino Unido.
A relação entre conjuntos numéricos, desenvolvida por Venn, foi representada em círculos, para organização e análise dos números (dados) que estavam sendo levantados. Para isso, foram usados alguns diagramas de representação para os números do conjunto.
Por exemplo: se no conjunto havia os seguintes números naturais A = (3,5,7,9), o Diagrama de Venn seria representado por estes números no conjunto.
A relação entre dois conjuntos também pode ser representada pelo Diagrama de Venn:
Por exemplo: B = (1,5,9) e C = (3,6).
B U C = (1,3,5,6,9)
O Diagrama de Venn é uma maneira prática de visualizar os conjuntos e realizar as operações. Assim, é possível observar os conjuntos e fazer a interseção e união dos mesmos.
Nas aulas de matemática, os alunos conseguem compreender melhor a explicação e verificar quais números pertencem a cada conjunto.
Aula sobre o Diagrama de Venn:
Sobre John Venn
É importante falar um pouco sobre a trajetória de vida do matemático John Venn, criador do Diagrama de Venn. Ele nasceu na Inglaterra e, a partir do ano de 1862, atuou como professor de lógica, ciência moral e teoria das probabilidades.
O matemático foi professor na renomada Universidade de Cambridge, mesma instituição onde alcançou sua licenciatura.
Além de ter sido um excelente e respeitado matemático, John Venn também dedicou sua vida à religião. Em 1857, ele se ordenou padre.
Além do Diagrama de Venn, o estudioso também trabalhou e pesquisou outros temas de forma aprofundada, como a lógica matemática de Boole, a área da estatística, a representação gráfica de intersecções e uniões de conjuntos, entre outros campos da matemática. Ele morreu em 4 de abril de 1923, deixando um importante legado para a matemática.