História

Cortina de Ferro

Política de isolamento lançada pela União Soviética depois da Segunda Guerra Mundial, durante a chamada Guerra Fria e que envolveu uma censura rígida e grandes restrições na deslocação de pessoas. A expressão “Cortina de Ferro”, identificou o conjunto dos países europeus de regime comunista sob influência direta de Moscovo: Alemanha Oriental, Polônia, Checoslováquia _ atuais Republica Checa e Eslováquia; Hungria, Romênia, Bulgária e Albânia.

Esta funcionou como uma deliberada e decisiva barreira à comunicação e à troca livre de ideias entre a URSS e os seus estados-satélites e o resto do Mundo. A expressão “cortina de ferro” tornou-se popular depois de Winston Churchill a ter usado num discurso em Fulton, Missouri, no dia 5 de Março de 1946. Descrevendo a Europa do pós-guerra, afirmou: “De Stettin, no Báltico a Trieste, no Adriático, caiu uma cortina de ferro sobre o continente”.

Esta cortina de isolamento e separação mundial só foi desfeita entre 1989 e 1991 quando caíram os governos comunistas da Europa de Leste e da URSS. Um termo análogo, “cortina de bambu”, é também utilizado para referir a barreira ideológica e militar entre a China comunista e outros países.

Leia também:
Guerra Fria
Muro de Berlim – Comemorações dos 20 anos de sua queda | 1989-2009

Fonte: Passado curioso