Audição
A audição faz parte da lista dos cinco sentidos dos seres humanos. Caracterizada pela capacidade de ouvir os sons, a audição também desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio do corpo. O sistema que possibilita a audição é formado por orelha interna, orelha média e orelha externa.
Confira as características de cada parte do sistema auditivo:
Ouvido externo – conta com a orelha e meato acústico externo.
Ouvido médio – formado por membrana timpânica, os ossículos martelo, bigorna e estribo e tuba auditiva.
Ouvido interno – composto por vestíbulos, cóclea e ductos semicirculares.
Como funciona a audição?
O sistema auditivo capta vibrações sonoras. Elas adentram o pavilhão auricular e seguem para o interior da orelha e, posteriormente, para a membrana timpânica. As vibrações são transmitidas para os ossículos e chegam à orelha interna. Os impulsos nervosos seguem para o córtex cerebral para processamento do som.
Audição e equilíbrio
A audição também é responsável por nosso equilíbrio corporal através do labirinto, também chamado de sistema vestibular. Essa região do ouvido atua diretamente no equilíbrio.
Captação do som
O som que chega aos ouvidos é medido em decibéis (dB). Um aparelho auditivo saudável capta ruídos acima de dez decibéis. Sons com mais de 120 decibéis já podem prejudicar a audição humana.
Partes Principais do Ouvido
Esquema da audição:
1 – O som entra no canal auditivo, movimentando a membrana timpânica.
2 – As vibrações sonoras passam dos ossículos para a cóclea.
3 – O movimento do fluído gera sinais neurais captados pelo nervo auditivo.
4 – O nervo auditivo manda os sinais ao cérebro para que os sons sejam interpretados.
É importante destacar que a audição é sensível e, por isso, as pessoas devem evitar a exposição a sons muito altos, principalmente aos sons urbanos, aos equipamentos de som, como rádios e fones de ouvido, e a maquinários pesados.