As florestas são detentoras de grande parte da biodiversidade do planeta, contando com uma grande variedade de espécies da fauna e da flora. Existem diversos tipos de florestas, como as florestas tropicais, as savanas e as florestas temperadas. Cada uma delas conta com espécies únicas, que são de extrema importância para o controle biológico e para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.
As florestas têm espécies animais de todos os tipos, como mamíferos, insetos, animais invertebrados, répteis, entre outros. Confira os animais que vivem nos principais tipos de florestas que cobrem o território do planeta Terra:
Floresta Tropical – As florestas tropicais são as que apresentam mais biodiversidade. Estas florestas têm clima quente, um alto índice de chuvas e uma grande diversidade de organismos vivos. As florestas tropicais cobrem 2% da superfície terrestre, e abrigam mais de 50% das plantas e animais do planeta.
Nas florestas tropicais dos Estados Unidos, por exemplo, é possível encontrar 81 espécies diferentes de sapos. Na região de Madagascar são cerca de 300 espécies de anfíbios.
Nas florestas da Europa existem 321 espécies de borboletas. Na área do Peru, mais especificamente na região do Parque Nacional de Manu, existem 1.300 espécies de insetos, além de aves e animais mamíferos, como onças e gatos-do-mato.
Na Floresta Amazônica, maior berçário da biodiversidade da Terra, encontramos araras, onças-pintadas, antas, ariranhas, capivara, quati, preguiça real, sucuri, harpia, mico de cheiro, sagui-imperador, jaguatirica, macaco barrigudo, entre outros.
Savanas tropicais – As savanas tropicais são encontradas na região da África. Estas florestas contam com Rinocerontes, Girafas, Leões, Guepardos, Palanca-negra, Zebras, Macacos e diversas espécies de aves, insetos e anfíbios.
Florestas Temperadas – As florestas temperadas estão presentes nos Estados Unidos, na Europa Ocidental, na China, na Coréia e no Japão. Estas áreas têm grande diversidade de espécies animais, como ursos, veados, esquilos, lobos, raposas, lebres, répteis, anfíbios, insetos e aves.